PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Adolescente atleta de Suzano se prepara para competir no Mundial Infantil de Sumô no Japão; família faz campanha para arrecadar verba

Kauan Souza da Silva, de 12 anos, será o primeiro membro de sua família a sair do país para competir e representar Suzano e o Brasil no Mundial Infantil de Sumô, que acontecerá no Japão no próximo mês de fevereiro.
Filho da manicure Rafaela Souza e do mecânico de máquinas Ricardo Siqueira, o jovem atleta descobriu o esporte aos seis anos de idade, por meio do projeto “Lutas como Forma de Educação”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Ruy Ferreira Guimarães. Desde então, vem treinando sob a orientação da multicampeã Luciana Watanabe, Eugênio Bezerra e Taka Wigushi, do Bunkyo de Suzano.

“Comecei a treinar e nunca mais parei. Minha primeira incentivadora foi a própria sensei Luciana Watanabe. Saber que ela já foi 21 vezes campeã brasileira, 10 vezes campeã sul-americana e 4 vezes vice-campeã mundial foi uma grande inspiração. Além dela, meus pais, meus tios, amigos, minha avó e toda a família sempre me apoiaram muito”, informou o garoto.

A classificação do suzanense foi conquistada no dia 15 de dezembro de 2024, quando ele garantiu o 1º lugar em uma seletiva nacional infantil, assegurando sua vaga na competição internacional. A viagem e a estadia no Japão serão custeadas pela organização do torneio, mas os custos de transporte e do treinador ainda são desafios financeiros para a família.
“Não há patrocínio, e estamos em uma corrida contra o tempo, pois a viagem está marcada para o dia 4 de fevereiro e ainda não temos 10% do valor necessário. Estamos fazendo uma campanha no Instagram, pelo perfil @kauansouzasumo, pedindo apoio nas redes sociais e entre amigos. Inclusive, recebemos um óculos para rifar, e é assim que estamos lutando para alcançar nosso objetivo. É uma luta diária”, citou o pai.

Ainda de acordo com os familiares, o esporte não é popular, mas há grandes promessas na base.
“Ele [o sumô] não é um esporte popular em comparação ao futebol, então temos recebido apoio de familiares, amigos próximos e até mesmo de outros atletas. Formamos uma comunidade unida, que se ajuda sempre que necessário, mas ainda é insuficiente diante do grande desafio financeiro. Precisamos levantar aproximadamente 12 mil reais”, informaram os pais.

Apesar da dificuldade em conseguir auxílio, a família está positiva com a classificação do pequeno.
“Nossa expectativa é que Kauan aproveite muito a viagem, já que será o primeiro membro da família a sair do país. Esperamos que ele adquira experiências valiosas para a vida e que alcance o objetivo que tanto sonha, representando o Brasil com uma vitória.”, afirma Rafaela Souza, mãe do atleta.

Kauan, que já se inspira na trajetória vitoriosa de sua treinadora Watanabe, deixa uma mensagem de incentivo para outras crianças que queiram competir em um esporte de alto nível.
“Nunca desistam! Assim como eu, continuem sonhando e se esforçando, porque sei que vou conseguir realizar meus sonhos. Como diz a música: ‘Sonhar nunca desistir’”, declarou o atleta.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal