O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o FIES, programa de financiamento estudantil para o ensino superior em instituições privadas. Mais de 112 mil vagas estão disponíveis para o primeiro e segundo semestres de 2025.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/). O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 18 de fevereiro.
A seleção ocorrerá em apenas uma das opções de curso, turno, local e instituição de ensino indicadas pelo candidato, considerando o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os pré-selecionados deverão acessar o sistema Fies Seleção para complementar a inscrição entre 19 e 21 de fevereiro.
Aqueles que não forem pré-selecionados na chamada regular serão automaticamente incluídos na lista de espera, que seguirá a mesma ordem de classificação da chamada regular e será utilizada para o preenchimento de vagas remanescentes. O período de convocação para a lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Para participar do FIES, é necessário ter participado do Exame nacional do Ensino Médio (ENEM) após 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e sem nota zero na redação. A renda familiar per capita deve ser de até três salários mínimos. Candidatos que participaram do ENEM como treineiros não podem concorrer.
As regras e o cronograma completo foram publicados em janeiro no Edital número 3/2025 (http://portalfies.mec.gov.br/?pagina=legislacao).
Inscrição:
O processo de inscrição envolve os seguintes passos:
- Acesso ao portal Acesso Único com conta Gov.br;
- Preenchimento dos dados pessoais e gravação;
- Autodeclaração étnico-racial para vagas reservadas;
- Seleção de três cursos com indicação de ordem de preferência (esta ação pode ser repetida até três vezes);
- Preenchimento de dados financeiros do candidato e da família;
- Revisão das informações e confirmação da inscrição;
- Salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança.
Do total de vagas, 50% são reservadas ao FIES Social, destinado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ativos em 11 de janeiro de 2025. Para os pré-selecionados no FIES Social, há possibilidade de cobertura de até 100% dos encargos educacionais.









![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)


















