PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Poá inicia nova estratégia para reforçar prevenção ao HIV, com uso de medicamentos de forma programada para evitar a infecção pelo vírus

Na última quarta-feira (12), a Secretaria de Saúde de Poá iniciou a oferta e o acompanhamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para prevenção ao HIV. A estratégia é oferecida gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e consiste no uso de medicamentos de forma programada para evitar a infecção pelo vírus.
Inicialmente aprovada no Brasil para o uso diário e contínuo do medicamento, desde 2022 a PrEP também está disponível na modalidade “sob demanda”. Caso haja uma exposição (situação de risco), a droga não permite que o HIV se instale no organismo.

A Secretaria de Saúde alerta que a PrEP não deve ser confundida com a PEP (profilaxia pós-exposição). Nesta segunda estratégia, os medicamentos são tomados após uma provável exposição ao HIV, como em caso de abuso sexual.
Já PrEP significa “profilaxia pré-exposição”; neste caso, a pessoa toma os remédios antes de ser exposta ao vírus, sendo indicada para quem tem maior risco de exposição, como homens ou mulheres com parceiro sorodiferente, ou seja, que se relacionam com alguém que está infectado pelo HIV.

O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que está localizado na rua Marquesa de Santos, 186, Jardim Medina, na região central, das 7h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. Para mais informações, entre em contato através do número (11) 4636-3875.