PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Famílias em situação de vulnerabilidade da região do Alto Tietê têm direito a desconto na fatura de energia, mas ainda não utilizam o benefício

Na região do Alto Tietê, famílias têm direito a economizar até 65% na conta de energia, mas não estão utilizando o benefício. Para ser incluído na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o cliente deve atender a algum dos critérios estabelecidos pelo Governo Federal.
Entre eles, possuir o NIS (Número de Identificação Social) ativo e atualizado no CadÚnico, a renda familiar per capita (por pessoa) menor ou igual a meio salário-mínimo e, no caso de idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, ter o número do benefício BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) atualizado.

De acordo com um relatório recente da EDP, distribuidora de energia elétrica da região, mais de 85.600 famílias se enquadram nos critérios da TSEE, mas não usufruem do benefício porque não estão cadastradas.

A atualização cadastral para começar a receber o benefício pode ser realizada pelo portal da EDP, acessível em https://www.edp.com.br/tarifasocial, informando o número da instalação e os dados referentes ao CadÚnico. Com a validação das informações, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura.
Vale lembrar que, para o recebimento do benefício, não é obrigatório que o membro familiar seja o titular da conta de energia, basta apenas informar o vínculo com o imóvel. Mais informações podem ser acessadas pelo WhatsApp (11) 93465-2888 ou através do 0800 721 0123.

Vale destacar que a TSEE é um programa destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que concede desconto de até 65% no consumo de energia. O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e o desconto é escalonado por faixa de consumo, por exemplo:

  • Faixa de consumo de até 30 kWh/mês terá desconto de 65%;
  • De 31 a 100 kWh/mês o desconto é de 40%;
  • Já de 101 a 220 kWh/mês haverá 10%.

Veja abaixo quem tem direito à TSEE:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
  • Idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
  • Famílias indígenas ou quilombolas com inscrição no CadÚnico;
  • Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenham no domicílio portador de doença ou pessoas com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo.

Os interessados em saber a renda per capita, precisam somar todos os rendimentos recebidos pela família e dividir o valor total pelo número de integrantes, chegando ao valor final. Em caso de dúvidas, a EDP orienta a entrar em contato pelo site https://www.edp.com.br/tarifasocial, WhatsApp (11) 93465-2888 (opção 7 – Tarifa Social) ou Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana).