PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Nova parada da Linha 11-Coral da CPTM: obras do novo complexo da estação Penha avançam em São Paulo

As obras do novo complexo da estação Penha, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo, seguem em ritmo acelerado e já alcançaram 52% de avanço físico. O local, que já atende a Linha 3-Vermelha do Metrô, está sendo ampliado para receber paradas da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Linha 2-Verde do Metrô, tornando-se um ponto de conexão entre três linhas.

A futura integração será completada com o terminal de ônibus já em funcionamento na área, reforçando o papel do complexo como polo de ligação entre diferentes modais de transporte.

Na adequação para a Linha 11-Coral, os trabalhos envolvem a execução da laje de fundo, paredes de revestimento secundário, estruturas internas como pilares e vigas, além da construção do reservatório de águas pluviais. Já na nova estrutura da Linha 2-Verde, as equipes atuam na finalização das estruturas internas, no tratamento do túnel de via no sentido Dutra e nas paredes de revestimento secundário no acesso leste.

Na parte existente da estação, que atende à Linha 3-Vermelha, está em curso a ampliação da área do mezanino com a instalação de novas estruturas de sustentação e cobertura metálica.

O novo complexo contará com 17,5 mil metros quadrados de área construída na parte da Linha 2-Verde, com profundidade de 25 metros. A previsão é de que até 102 mil passageiros utilizem diariamente o conjunto de estações, que será equipado com 43 escadas rolantes e 8 elevadores.

O local também servirá como ponto de montagem de duas tuneladoras. A primeira, chamada Cora Coralina, atualmente em operação no trecho entre o Complexo Rapadura e a estação Vila Prudente, será desmontada e reinstalada no Complexo Penha para continuar a escavação no sentido Rapadura.
Uma segunda tuneladora será montada posteriormente para abrir o trecho no sentido Dutra.