As obras do novo complexo da estação Penha, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo, seguem em ritmo acelerado e já alcançaram 52% de avanço físico. O local, que já atende a Linha 3-Vermelha do Metrô, está sendo ampliado para receber paradas da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Linha 2-Verde do Metrô, tornando-se um ponto de conexão entre três linhas.
A futura integração será completada com o terminal de ônibus já em funcionamento na área, reforçando o papel do complexo como polo de ligação entre diferentes modais de transporte.
Últimas Notícias
- Famílias de Suzano poderão solicitar desconto na conta de luz, negociar débitos e acessar outros serviços em van da EDP nos próximos dias
- Quase acabando o prazo: moradores de Itaquaquecetuba ainda podem negociar dívidas de até R$ 1 milhão com a cidade até a próxima quarta-feira (30)
- Em Ferraz de Vasconcelos, projeto na cidade pretende reservar cotas em programas habitacionais para mulheres vítimas de violência doméstica ou tentativa de feminicídio
Na adequação para a Linha 11-Coral, os trabalhos envolvem a execução da laje de fundo, paredes de revestimento secundário, estruturas internas como pilares e vigas, além da construção do reservatório de águas pluviais. Já na nova estrutura da Linha 2-Verde, as equipes atuam na finalização das estruturas internas, no tratamento do túnel de via no sentido Dutra e nas paredes de revestimento secundário no acesso leste.
Na parte existente da estação, que atende à Linha 3-Vermelha, está em curso a ampliação da área do mezanino com a instalação de novas estruturas de sustentação e cobertura metálica.
O novo complexo contará com 17,5 mil metros quadrados de área construída na parte da Linha 2-Verde, com profundidade de 25 metros. A previsão é de que até 102 mil passageiros utilizem diariamente o conjunto de estações, que será equipado com 43 escadas rolantes e 8 elevadores.
O local também servirá como ponto de montagem de duas tuneladoras. A primeira, chamada Cora Coralina, atualmente em operação no trecho entre o Complexo Rapadura e a estação Vila Prudente, será desmontada e reinstalada no Complexo Penha para continuar a escavação no sentido Rapadura.
Uma segunda tuneladora será montada posteriormente para abrir o trecho no sentido Dutra.