A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta sexta-feira (16) a utilização de drones para a aplicação de larvicidas em grandes reservatórios de água e áreas de difícil acesso como parte das ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A operação começou no bairro Vila Suíssa, no cruzamento das ruas Pedro Genovês e José Veríssimo, e é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar.
O objetivo da ação é eliminar as larvas do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis estiveram presentes na primeira etapa da ação, que também contou com o acompanhamento de técnicos da área da saúde.
De acordo com a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, a estratégia marca uma iniciativa inédita no município, especialmente voltada à prevenção durante os meses de temperatura mais baixa, o que pode evitar surtos futuros da doença.
Últimas Notícias
O diretor do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, Jefferson Renan de Araújo Leite, destacou que os drones garantem maior agilidade e precisão na aplicação dos produtos químicos, alcançando áreas amplas e de acesso perigoso com mais eficiência.
Após a etapa inicial na Vila Suíssa, o trabalho será ampliado para outros bairros com registro elevado de casos, como Mogi Moderno, Vila Cintra e Vila Oliveira. A prefeitura mantém ações preventivas durante todo o ano, incluindo o inverno, visando reduzir os índices de infecção nas estações mais quentes.
Além do uso de drones, a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes realiza a distribuição de repelentes para gestantes que fazem acompanhamento pré-natal na rede pública de saúde. Outra medida preventiva é o trabalho dos brigadistas — servidores e colaboradores que atuam em cerca de 500 prédios municipais para garantir medidas de controle e prevenção da dengue.
Desde o início do ano, o município contabilizou 182 casos confirmados de dengue, sem registro de mortes.
A vacinação contra a doença segue em andamento para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, em todas as unidades de saúde e do Programa Saúde da Família. Unidades com horário estendido atendem até 18h30.