PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Competição: atletas do SESI de Mogi das Cruzes Disputarão o Mundial de Clubes de Goalball na Finlândia

Na última semana, foi anunciado que os atletas do SESI Mogi das Cruzes se preparam para a participação na segunda edição do Mundial de Clubes de Goalball, que será realizado entre os dias 22 e 26 de maio de 2025, em Espoo, na Finlândia. A competição reunirá as melhores equipes do mundo e promete movimentar o calendário esportivo da modalidade, entre elas, a equipe masculina e a feminina do Alto Tietê.

O grupo feminino será representado por Ana Gabriely Assunção, Moniza Lima, Danielle Villas Longhini, Ana Beatriz Bernardo e Geovana Moura. Além disso, a delegação também contará com o suporte de uma comissão técnica composta por Ronaldo Oliveira (chefe de delegação), Diego Colletes (técnico), Thiago de Almeida (auxiliar técnico) e Lucyana Moreira (fisioterapeuta).
Já a categoria masculina será composta por Josemarcio Sousa (Parazinho), Elysson Marcos Souza, Marcos Vinícius dos Santos, Marco Antonio dos Santos, Marcelino Lara e Cristiano dos Santos. Na primeira edição do torneio, realizada em 2021, em Lisboa (Portugal), a equipe masculina conquistou o título, enquanto a equipe feminina ficou com o vice-campeonato.

Nesta edição, o SESI Mogi das Cruzes contará com atletas experientes, que acumulam conquistas expressivas em competições nacionais e internacionais. O goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.
A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com três minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas.

De cada lado da quadra, há um gol, e os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias.
O objetivo é balançar a rede adversária. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso, não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais.