A Komatsu, multinacional japonesa do setor de máquinas e equipamentos para mineração, construção e uso florestal, confirmou que irá aplicar R$ 100 milhões na modernização e ampliação de sua unidade em Suzano, localizada na rodovia Índio Tibiriçá (SP-031), ao longo dos próximos dois anos.
Segundo informações da empresa, o plano tem como foco principal aumentar em mais de 50% a capacidade de produção da unidade até o ano de 2030. Para isso, os recursos serão aplicados na construção de um novo edifício industrial, além da aquisição de equipamentos modernos como máquinas de usinagem, robôs de solda e uma nova linha de pintura a cátion.
Últimas Notícias
- Mogi das Cruzes assina acordo para implantação de um Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal
- Ex-funcionário e outros dois homens são presos após furto a indústria em Suzano; Polícia Civil recuperou diversos notebooks, celulares e equipamentos
- Empresa Suzano S/A inicia produção de lenços faciais da marca Mimmo em Mogi das Cruzes
Atualmente, a unidade de Suzano é responsável pela fabricação de tratores de esteiras, carregadeiras de rodas, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas. A Komatsu afirmou que o crescimento do mercado brasileiro de equipamentos de construção impulsionou a decisão de investir na expansão da planta.
De acordo com Jeferson Biaggi, presidente da fábrica no Brasil, há uma expectativa de crescimento na demanda até 2030, o que reforça a necessidade de preparar a estrutura da empresa para atender aos clientes com agilidade e eficiência.
A unidade de Suzano também passará a integrar o desenvolvimento e a produção de carregadeiras compactas e pequenas entre os anos de 2025 e 2026. Parte da nova estrutura, portanto, deverá estar operacional antes de 2026 para atender esse novo ciclo de produção.
Além disso, o portfólio de produtos será ampliado com a nacionalização da carregadeira de porte médio WA380-6, dois modelos inéditos de harvester florestal voltados para o mercado brasileiro e a escavadeira de grande porte PC500LC-10M0.
O modelo WA380-6, que já era importado, começou a ser produzido localmente em 2025. A decisão foi motivada pelo aumento da procura por carregadeiras de rodas desse porte, não apenas na construção civil, mas também em setores como mineração, locação, indústria, agricultura e florestal.
A produção nacional do equipamento, segundo a Komatsu, permite aos clientes benefícios como acesso ao financiamento via FINAME (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), redução de tributos e maior disponibilidade de peças e acessórios.
Outro modelo que passará a ser fabricado no Brasil é a escavadeira PC500LC-10M0. Presente no mercado nacional desde 2019, a máquina se destaca por sua eficiência e baixo consumo de combustível, características que têm impulsionado seu uso especialmente nos setores de mineração e agregados.
A expansão da planta será acompanhada pelo reforço da equipe, com a contratação de novos profissionais, principalmente engenheiros voltados ao desenvolvimento de produtos. A expectativa é quase dobrar esse quadro já em 2025.
O objetivo da Komatsu é fortalecer a capacidade de desenvolvimento de novos modelos e atender com mais precisão às necessidades dos mercados da América Latina.
Com uma estrutura industrial completa, a unidade de Suzano conta com fundição própria e setores de corte, dobra, usinagem, caldeiraria, montagem, inspeção final e expedição.