A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou, nesta quarta-feira (27), o aplicativo SOS Mulher Mogiana, uma nova ferramenta de segurança voltada para mulheres da cidade que possuem medidas protetivas concedidas pela Justiça. O evento, realizado no mês em que se celebra o Agosto Lilás, campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher, aconteceu no prédio II da Prefeitura, na região central.
O principal destaque do aplicativo é o botão de emergência exclusivo, que permite à vítima acionar diretamente a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, por meio do COI (Centro de Operações Integradas), em situações de risco. Basta um simples toque para enviar um alerta imediato à equipe.
A repórter do portal Hoje Diário, Ludimila Valadares, acompanhou o evento (veja o vídeo abaixo).
Durante a cerimônia, que contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do presidente da Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira, o Farofa, do secretário municipal de Segurança, coronel Gilberto Ito, da secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, entre outras autoridades, foi revelado que o município contabiliza atualmente 281 mulheres com medidas protetivas ativas.
A prefeita de Mogi das Cruzes ressaltou a importância do lançamento como um marco na defesa das mulheres no município.
“Hoje é uma manhã maravilhosa, uma manhã de conquista e história para Mogi. Com este aplicativo, temos mais uma ferramenta para combater a violência contra a mulher. Aqui em Mogi das Cruzes, não existe aquele ditado de ‘em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher’”, declarou.
Já o secretário municipal de Segurança destacou o trabalho da Patrulha Maria da Penha e o reforço que o aplicativo representa na rotina dessas mulheres.
“Estou feliz com esta parceria entre a Segurança e a Secretaria da Mulher, e com o trabalho dos agentes diariamente nas ruas. Desde o início desta gestão, conseguimos ver o empenho em prol da mulher. Com esse app, temos como principal objetivo um melhor acolhimento dessas vítimas”, disse.
Ao portal Hoje Diário, durante coletiva, Ito reforçou que, apesar da grandiosidade deste projeto, ele ainda está em fase inicial e que, nos próximos anos de gestão, a intenção do município é ampliar esse serviço para toda a população, não apenas para as mulheres que têm medidas protetivas.