Neste sábado (08), o cineasta, produtor e pesquisador cultural Dinho Santoz, morador de Suzano, lançará o documentário “Subversiva Natureza” no Cine A, no Shopping PátioMix Resende, na cidade do Rio de Janeiro, às 11h. O filme conta com narração e participação da consagrada atriz Malu Mader, integrando o elenco de entrevistados e dando voz à reflexão sobre comunidades em profundo diálogo com a Mata Atlântica.
Dinho possui uma carreira marcada pela produção audiovisual e artística regional. É idealizador do projeto “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão: No rastro do cinema do Alto Tietê”, aprovado no Fomento CULTSP, que resgata a história do cinema nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e Itaquaquecetuba, prevendo livro e ações culturais. Seu documentário “Ela é Afro” foi apresentado no “World Creativity Day Suzano – edição 2025”.
Também atuou em produções teatrais e audiovisuais, incluindo trabalhos com Zé do Caixão (José Mojica Marins), referência do cinema nacional, e formação em dublagem por Herbert Richers Jr., além de cursos com nomes como Guilherme de Almeida Prado, Roberto Bomtempo e Felipe Vidal. Como técnico audiovisual, além da direção artística, assinou toda a edição, roteirização de montagem, captação de som direto, mixagem, colorização e gravação de imagens, incluindo tomadas aéreas com Douglas Miranda.
O documentário é dirigido em colaboração com Bia Ramsthaler, produtora cultural, professora e pesquisadora com mais de 20 anos de atuação, doutora em Comunicação e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), autora de livros e projetos premiados nos campos do teatro musical, música e políticas culturais, reconhecida por sua atuação em iniciativas de destaque nacional como Monjolear (indicado ao Prêmio Sharp) e produção de espetáculos nos principais palcos do país.
Também contribui para o roteiro a Érica Miranda, uma artista visual, escritora, designer e cineasta. Realizou exposições individuais de destaque, desenvolve projetos sensoriais e marcas autorais, e atuou na divulgação de documentários internacionais como “Amazing Grace: Yorubaworlds”, além da criação do Museu Virtual de Reflorestamento de Itatiaia.
O filme traz participações de Cinthia Mendonça, Eliel de Assis Queiroz, Haroldo Simon, Hugo Penteado, Otávio de Miranda Santos, Tatiana Clauzet e Malu Mader.
Após a sessão, haverá bate-papo com a equipe de produção. Mais informações podem ser obtidas em https://www.instagram.com/subversivanatureza/.




























