Nesta quarta-feira (05), a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou uma vistoria nas obras do Corredor Nordeste, no distrito de Cezar de Souza. A inspeção foi conduzida pelo prefeito em exercício, Téo Cusatis, acompanhado por equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e vereadores.
A iniciativa faz parte do programa de mobilidade urbana da cidade, que prevê melhorias nos acessos, duplicação de vias e implantação de uma nova avenida conectando importantes pontos da região leste.
Isabella Oliva, repórter do portal Hoje Diário, acompanhou o ato (assista abaixo).
De acordo com a administração municipal, as obras alcançaram cerca de 73% de execução. Em janeiro, o avanço era de aproximadamente 23%. De acordo com Cusatis, além do avanço físico da obra, o projeto faz parte de uma estratégia mais ampla para melhorar o trânsito na zona leste de Mogi das Cruzes.
“Buscamos uma solução para o trânsito de Mogi hoje neste lado da cidade. A primeira [medida] é terminar aqui; a segunda, duplicar a Pedro Romero; a terceira, Parque 1; e a quarta, quando o trem chegar aqui em Cezar de Souza, a cancela vai fechar em frente à praça do Habib’s, de cinco em cinco minutos, de dez em dez minutos. Precisamos pensar em alternativas. Se já está com trânsito sem uma linha de trem operando, na hora de fechar, [o trânsito] terá que passar por cima ou por baixo. Se for para fazer um viaduto, a gente não aceita. Vamos fazer uma ponte estaiada para não [ter] morador de rua embaixo, para a gente poder cuidar dessa passagem adequadamente”, explicou o prefeito em exercício.
Com investimento de R$ 121,5 milhões, o projeto tem previsão de entrega em agosto de 2026. Um dos destaques é o novo viaduto sobre a linha férrea, considerado fundamental para integrar o corredor viário. A estrutura já recebeu o lançamento das vigas e, no momento, passa pelo processo de concretagem da laje.
O Corredor Nordeste terá 2,4 quilômetros de extensão, ciclovia de 1.850 metros e será uma alternativa à avenida Ricieri José Marcatto, atualmente saturada, facilitando o deslocamento entre Cezar de Souza e bairros como Mogilar, além de auxiliar no acesso à capital paulista. A nova avenida parte das proximidades da rotatória da avenida Francisco Rodrigues Filho e seguirá até a avenida Dante Jordão Stoppa.
Além da construção da nova via e do viaduto, intervenções recentes incluem o recapeamento da avenida Dante Jordão Stoppa, iniciado nesta semana, e obras de reconfiguração viária no entorno, como o fim da rotatória próxima ao centro comercial, que dará lugar ao acesso da nova estrutura.
A vistoria do Corredor Nordeste também contou com a presença do secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Nilmar de Cássia Ferreira. Segundo ele, todas as etapas técnicas e ambientais da obra já foram superadas, permitindo o avanço das frentes de trabalho com foco na execução.
“Não há mais nenhuma superação técnica a ser feita, nem de licenças ambientais. Tudo isso já foi superado. E esse viaduto, fazendo parte do Corredor Nordeste, que faz parte do anel viário de Mogi das Cruzes, essa obra no seu todo vai trazer muitos benefícios, não só para Cezar de Souza, mas para todo o município. Pessoas que chegarão e sairão de Cezar, ou que passarão por Cezar. Então esse conjunto de obras trará benefício para todo o sistema viário da cidade de Mogi das Cruzes”, afirmou o secretário.
Assista o vídeo.




























