Com mais de cinco décadas dedicadas à educação e à indústria química, o professor Walter Rubens Cezar, de 80 anos, oferece aulas particulares de Química, Matemática e Física em Mogi das Cruzes e região, para estudantes do ensino médio e vestibulandos. A iniciativa do aposentado marca o retorno do educador às salas de aula, agora em sua casa, após anos. Os interessados em realizar aulas com Walter podem entrar em contato pelo número (11) 99907-6590.
Walter iniciou sua trajetória acadêmica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mas optou por seguir carreira na Química. Formou-se como químico industrial, além de adquirir com mérito, mestrado e doutorado em Biotecnologia e Química, construindo uma carreira dividida entre o ensino e o setor industrial.
Na educação, lecionou em escolas públicas e privadas do Vale do Paraíba e do Rio de Janeiro, como o Colégio Estadual Coronel Geraldo Curcio, em São José dos Campos, o Colégio Santana, e o Colégio Lafayette, no Rio de Janeiro, vinculado à universidade local. Também foi professor na Fundação Souza Marques. Paralelamente à docência, o professor teve forte atuação na indústria química.
Trabalhou nas Indústrias Químicas de Taubaté, foi fundador e diretor da Nalco Suzano, empresa de capital americano, e da IPEL, ambas comandadas por quase dez anos. Posteriormente, atuou na Intel, onde permaneceu até a venda da empresa para um grupo alemão.
Mesmo aposentado, Walter afirma que decidiu retomar as aulas por não se adaptar à rotina fora da educação. “Hoje estou aposentado, mas quero voltar a lecionar porque gosto muito de dar aulas e do contato com os jovens. Acredito que podemos fazer muita coisa e ajudar bastante, principalmente na escolha de carreira e na definição de um curso mais objetivo”, contou à reportagem do portal Hoje Diário.
O professor também destacou como lida com a mudança de cinco décadas de lecionação. “Não há muita diferença entre o ensino de exatas de antigamente e o atual. A matemática é contínua. A matemática de Einstein ou de um cientista atual é a mesma. Desde que se inventou o cálculo diferencial e integral, poucas coisas mudaram. Pode mudar um pouco a abordagem, mas isso se resolve com o uso de livros atuais. Sempre utilizo materiais atualizados para que os alunos acompanhem a metodologia do momento. As diferenças são subjetivas para quem já é professor”, informou.
O professor também destaca que a dificuldade enfrentada por alunos em disciplinas exatas está, muitas vezes, ligada ao preconceito. “Muitos alunos têm resistência às disciplinas de exatas porque, desde o passado, se criou a ideia de que Matemática, Física e Química são difíceis, mas isso não é verdade. Pelo contrário, são matérias lógicas, que combinam com a forma como pensamos. O importante é firmar bem os conceitos básicos. As exatas são matérias em cadeia. Não é possível pular etapas. Quando o aluno constrói a base corretamente, o aprendizado flui. Depois que se pega o ritmo, torna-se algo mais simples”, explica.
Por fim, o professor aconselha os jovens. “O conselho que eu daria é: tenha entusiasmo e vontade de aprender. Quando tiver um professor, esteja disposto a aprender, mas mantenha a mente aberta para novos conhecimentos. Eu tenho formação para lecionar essas disciplinas e tive uma carreira longa na indústria; então, acredito que essa vivência contribui para os jovens que queiram aprender mais de exatas”, finalizou Walter.
As aulas são ministradas na casa do professor, no bairro Alto Ipiranga, na região de Mogi das Cruzes; os interessados podem entrar em contato pelo número (11) 99907-6590.





























