O lançamento do foguete que fará o primeiro voo comercial espacial com partida do Brasil foi adiado pela terceira vez. A informação foi confirmada em comunicado conjunto da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Innospace, empresa responsável pelo foguete sul-coreano HANBIT-Nano.
O adiamento ocorreu devido à necessidade de uma inspeção técnica no funcionamento da válvula utilizada no abastecimento do tanque de metano líquido do segundo estágio do foguete.
Ainda não há uma nova data definida para o lançamento. O novo período será divulgado após alinhamento entre as autoridades brasileiras e a empresa sul-coreana.
O período para o lançamento permanece em aberto até 22 de dezembro de 2026. Caso não ocorra até essa data, uma nova previsão deverá ser estabelecida.
A definição do novo período ficará a cargo da empresa responsável pelo foguete, em conjunto com a Força Aérea Brasileira e a Agência Espacial Brasileira, levando em consideração condições climáticas favoráveis para a operação.




























