Após perder a irmã há cerca de um ano e assumir a guarda dos sobrinhos, uma bebê de dois anos e uma criança de oito, a moradora de Itaquaquecetuba, Josiane Cristina Barbosa, de 35 anos, enfrenta dificuldades financeiras e tenta se reerguer. Desempregada desde dezembro de 2025, ela criou uma campanha de arrecadação pela internet (Vakinha) com o objetivo de arrecadar R$ 8 mil para montar uma pequena barraca de pastel e garantir renda própria, sem precisar se afastar das crianças.
Segundo Josiane, a dispensa do último emprego ocorreu em razão das faltas recorrentes, motivadas pelas doenças frequentes dos sobrinhos. “Eles só têm a mim. Quando ficam doentes, não tenho com quem deixá-los”, relata. O pai das crianças contribui com uma pensão de R$ 380, paga em duas parcelas mensais. De acordo com Josiane, o valor não cobre sequer as despesas básicas. “Só a fralda da bebê e o leite praticamente consomem tudo”, afirma.
Desde a morte da irmã, mãe das crianças, Josiane diz ter se inscrito no Bolsa Família, mas afirma que, mesmo após um ano, o benefício ainda não foi aprovado. A irmã era beneficiária do programa antes de falecer. Sem alternativas de trabalho no momento, Josiane decidiu investir em uma barraca de pastel, que pretende montar em frente à casa de outra irmã, onde funciona um pequeno salão com grande circulação de clientes. A ideia é trabalhar por conta própria, permanecer próxima das crianças e conciliar a geração de renda com os cuidados familiares.
A vaquinha está disponível no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/me-ajude-a-compra-uma-barraca-pequena-de-pastel. Para quem quiser ajudar com utensílios, a lista de itens necessários inclui: um fogão fritador pasteleiro, uma mesa dobrável de aço inoxidável (150 cm), um kit com 10 petisqueiras tipo barquinha, um banner de pastel frito, um kit com 3 escumadeiras de fritura, uma caixa gaveta para dinheiro, duas camisetas GG amarelas personalizadas, um kit com 3 pegadores universais (20 cm), um coador/filtro de óleo (12 cm), um coador/filtro de óleo (16 cm), duas peneiras de aço inox (14 cm), uma escumadeira de fritura em inox, duas unidades de corta e fecha massa, dois filtros para óleo de cozinha e uma geladeira.




























