PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Brasil projeta 781 mil novos casos de câncer por ano e amplia ações de prevenção e tratamento; entenda

O Brasil deve registrar cerca de 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028, segundo estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ao desconsiderar os tumores de pele não melanoma, a projeção é de aproximadamente 518 mil casos anuais.
Segundo levantamento, o avanço da doença está associado, entre outros fatores, ao envelhecimento da população e consolida o câncer como um dos principais desafios de saúde pública no país.

Diante desse cenário, o Governo Federal vem ampliando as políticas de cuidado oncológico por meio do programa “Agora Tem Especialistas”, lançado em 2025. A iniciativa fortalece a prevenção, amplia o diagnóstico precoce e busca garantir tratamento no tempo adequado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com coordenação nacional e participação estratégica do INCA.

Entre os homens, os tipos de câncer mais incidentes são próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e cavidade oral. Entre as mulheres, predominam os cânceres de mama, cólon e reto, colo do útero, pulmão e tireoide.
A publicação do INCA destaca ainda tumores com alto potencial de prevenção e detecção precoce, como o câncer do colo do útero e o colorretal.

Nos últimos anos, o Ministério da Saúde ampliou o acesso à mamografia no SUS, incluindo mulheres de 40 a 49 anos e estendendo o limite até os 74 anos. Em 2025, cerca de 3 milhões de mamografias de rastreamento foram realizadas, além da atuação de unidades móveis em diversos municípios.
O programa também incorporou o teste molecular DNA-HPV ao rastreamento do câncer do colo do útero e ampliou a cobertura da vacinação contra o HPV em todo o país.

Na assistência ao tratamento, o SUS registrou recorde histórico de quase 7 milhões de procedimentos de quimioterapia em 2025 e colocou em funcionamento novos aceleradores lineares para radioterapia.