Jornalista atuante em Suzano e região, Cristina Gomes lança livro na 28ª Bienal de São Paulo no dia 7 de setembro

PUBLICIDADE

A jornalista Cristina Gomes, muito atuante em Suzano e região do Alto Tietê, lança o livro “Respeito É Bom Até na Vida On-Line” na próxima segunda-feira (07), durante a 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi, na capital paulista. A sessão será realizada das 14h às 16h, na Travessa Literária. Publicada pela Editora Viseu, a obra tem mais de 100 páginas, integra a categoria juvenil e acompanha a história de Edmar, conhecido como Éd. O personagem é um jovem que passa por uma mudança em sua rotina até se tornar vítima de bullying e cyberbullying.

O livro aborda os efeitos dessas práticas sobre as vítimas. No bullying, as intimidações acontecem presencialmente e de maneira repetitiva. Já o cyberbullying ocorre por meio da internet e das redes sociais, usadas para constranger e humilhar quem é alvo das agressões.
Cristina considera que o bullying precisa ser discutido também diante das mudanças provocadas pelas redes sociais. Para a jornalista, a prática ganhou uma nova forma no ambiente digital, que também pode causar prejuízos às vítimas.

Quando o livro foi escrito, bullying e cyberbullying ainda não tinham a tipificação criminal mencionada pela autora. A situação mudou em 12 de janeiro de 2024, com a sanção da Lei 14.811/2024, que alterou o Código Penal brasileiro, incluiu as duas práticas como formas de intimidação sistemática e estabeleceu punições específicas.

Depois da apresentação na Bienal, Cristina pretende realizar outros lançamentos, especialmente para levar o tema da obra ao público mais jovem. O livro já pode ser comprado em plataformas e sites como Amazon, Google Play, Apple Books, Kobo e Estante Virtual, entre outros. O preço sugerido pela editora é de R$ 42,90.

Cristina Gomes trabalha como jornalista há 30 anos. Formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), tem especialização em Marketing pela USP e também atua como especialista em produção de conteúdo e mídias sociais.
Atualmente, é coordenadora da Secretaria de Comunicação Social (Secom) de Ferraz. Ao longo da carreira, trabalhou em agência de comunicação, na Câmara de Mogi, na Rádio Metropolitana e nos jornais Mogi News, “O Diário de Mogi”, Diário do Alto Tietê, Diário do Grande ABC e Diário de Suzano.

A sessão será realizada na Travessa Literária, que está localizada na rua H, número 48, dentro do pavilhão do evento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE