“Só sei que nada sei”, por Luci Bonini

PUBLICIDADE

“Só sei que nada sei.” Essa frase atravessou os séculos associada a Sócrates e continua provocadora justamente porque contém um paradoxo: reconhecer a própria ignorância talvez seja uma das formas mais sofisticadas de conhecimento.

Desde os antigos filósofos até os grandes centros de pesquisa contemporâneos, acumulamos uma quantidade extraordinária de saberes. Aprendemos a observar galáxias distantes, decifrar códigos genéticos, construir máquinas capazes de processar bilhões de informações e conversar instantaneamente com alguém do outro lado do planeta. Nunca tivemos tanto acesso ao que a humanidade sabe.


E, no entanto, talvez nunca tenhamos estado tão cercados por aquilo que apenas parece conhecimento. Vivemos mergulhados em mensagens. Elas chegam pelo telefone, pelas redes sociais, pelos jornais, pelos vídeos, pelos aplicativos, pelas conversas que atravessam nossos dias. Uma notícia mal terminou de ser lida e outra já disputa nossa atenção. Recebemos dados sobre guerras, descobertas científicas, política, saúde, economia, comportamento, celebridades, catástrofes e acontecimentos ocorridos a milhares de quilômetros de distância.


Sabemos de tudo um pouco…
Ou pensamos que sabemos…


Chacrinha, um dos grandes comunicadores brasileiros, repetia uma frase que se tornou célebre: “Quem não se comunica se trumbica.” Era uma maneira irreverente de lembrar que a comunicação faz parte da própria experiência humana. Precisamos falar, ouvir, interpretar, responder. Precisamos estabelecer pontes.


Talvez, porém, o velho guerreiro encontrasse hoje um problema novo: estamos nos comunicando o tempo inteiro, mas isso significa que estamos compreendendo uns aos outros?


Comunicar não é simplesmente emitir mensagens. E receber informação não significa necessariamente conhecer.


Um dado isolado é apenas um registro. Quando conseguimos relacioná-lo a outros dados, contextualizá-lo e atribuir-lhe algum sentido, produzimos informação. Mas ainda existe uma distância importante entre estar informado e conhecer.


Conhecimento exige algo que nenhuma avalanche de mensagens pode substituir: reflexão. É preciso parar diante da informação, perguntar de onde ela veio, quem a produziu, em que contexto foi produzida, quais interesses podem atravessá-la, quais evidências a sustentam e, sobretudo, o que ela significa.


Talvez esteja justamente aí um dos grandes desafios de nosso tempo. Desenvolvemos extraordinárias tecnologias para produzir, armazenar e distribuir informações, mas continuamos dependendo de uma antiga capacidade humana: pensar.


A abundância não resolveu o problema da ignorância. Em alguns momentos, parece até tê-lo tornado mais complexo. Porque a ignorância contemporânea nem sempre nasce da ausência de informação. Pode nascer também do excesso dela, quando já não conseguimos distinguir o essencial do irrelevante, o conhecimento da opinião, a evidência da crença, o argumento do ruído.


Há uma diferença imensa entre ter acesso a uma biblioteca e ter lido seus livros. Entre receber milhares de mensagens e compreender o mundo. Entre repetir uma informação e transformá-la em conhecimento.


Talvez por isso aquela velha frase atribuída a Sócrates permaneça tão atual.


“Só sei que nada sei” não precisa ser entendida como uma declaração de ignorância, mas como disposição para conhecer. Quem admite que não sabe ainda pode perguntar. Quem pergunta pode investigar. Quem investiga pode descobrir que estava errado. E quem aceita rever aquilo que pensava saber mantém aberta a possibilidade de aprender.


Talvez o verdadeiro conhecimento comece exatamente aí. Temos dados. Temos informações. Temos tecnologias capazes de fazê-los circular numa velocidade que nenhuma geração anterior poderia imaginar. Mas transformar tudo isso em conhecimento continua sendo uma responsabilidade profundamente humana.


Porque informação pode chegar até nós em segundos. Conhecimento, não.


Conhecimento exige tempo, dúvida, discernimento e reflexão.


E talvez, diante de um mundo que fala incessantemente, a pergunta mais importante já não seja quanto sabemos. Mas o que fazemos com aquilo que pensamos saber?

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do portal HojeDiario.com).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE