O vereador de Suzano, Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, relatou ao portal HojeDiario.com alguns dos desafios enfrentados por um protetor de animais, incluindo o resgate e os cuidados posteriores com os cães e gatos resgatados de condições precárias. Somente em março de 2024, foram realizados nove resgates, todos encaminhados para o mesmo abrigo na cidade.
“Quando realizamos o resgate, temos três lugares para enviar. Um é nosso próprio abrigo, em parceria com a ONG Amparo Animal, e os outros são de parceiros, mas é necessário pagar pela estadia do animal“, explicou o vereador.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Acidente prejudica o trânsito em via importante de Suzano, nesta terça (19)
O principal destino dos animais resgatados é o Abrigo Amor de Mãe, que atualmente abriga mais de 40 animais. Somente em 2024, 35 novos animais foram resgatados de condições precárias e abandono.
“O principal desafio é manter toda a estrutura necessária para cuidar dos animais. Isso inclui vacinas, medicações, remédios contra pulgas e carrapatos. Com o inverno chegando, precisamos de cobertores, roupas, casinhas e ainda manter a higiene dos ambientes. É um gasto de quase R$ 3 mil por mês“, destacou Marcel.
Além disso, a alimentação é um fator que pesa na rotina dos abrigos. Semanalmente, são consumidos sete sacos de ração de 15 quilos para todos os animais ali presentes.
Marcel também mencionou que, com o envelhecimento dos animais, aumenta a dificuldade e a recusa na hora da adoção.
“Quanto mais velho, mais difícil fica manter o animal no abrigo, ao mesmo tempo que fica mais difícil de doá-lo, porque as pessoas preferem cães filhotes“, explicou.
Em resposta a isso, os abrigos têm solicitado ajuda, criando programas de apadrinhamento dos cães e gatos presentes. De acordo com Marcel, qualquer contribuição já ajuda. A adesão pode ser feita durante os eventos de adoção de animais, realizados semanalmente aos sábados, das 10 às 15 horas, na Praça dos Expedicionários, na região central de Suzano.
“A contribuição pode ser tanto em objetos, como casinhas, brinquedos, caminhas, quanto em ração para ajudar a manter saudáveis esses animais“, concluiu Marcel.
Atualmente, está em construção o Centro de Bem-Estar Animal, em Suzano, que contará com clínica veterinária gratuita para os pets e abrigo para os animais que foram abandonados, garantindo um maior apoio aos protetores e ONG do município.