Neste domingo (28), Willian Lima, de 24 anos, judoca de Mogi das Cruzes conquistou a medalha de prata na categoria até 66 kg nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo o primeiro atleta brasileiro a ganhar medalha no evento.
Lima foi derrotado pelo japonês Hifumi Abe, que venceu a final com um ippon após aplicar um waza-ari, encerrando o combate em 2 minutos e 36 segundos. Abe, de 26 anos, é um judoca consagrado, tendo sido campeão na mesma categoria nos Jogos de Tóquio 2021, além de possuir quatro títulos mundiais e diversas vitórias em torneios Grand Slam.
Willian Lima começou a praticar judô aos seis anos e, inicialmente, não tinha planos de seguir carreira profissional no esporte, preferindo a natação. No entanto, em 2015, ele ingressou na equipe do Pinheiros e se desenvolveu rapidamente como uma promessa do judô brasileiro.
Em 2019, Lima conquistou o Campeonato Mundial Júnior em Marrakesh e ganhou uma medalha de bronze no Grand Slam da Federação Internacional de Judô (FIJ) em Brasília.
Últimas Notícias
Estreante em Jogos Olímpicos, Willian Lima destacou-se em suas lutas.
Na primeira rodada, ele derrotou o uzbeque Sardor Nurillaev ao aplicar um waza-ari nos últimos segundos do combate. Em seguida, enfrentou Serdar Rahimov, do Turcomenistão, num duelo que se estendeu até o golden score, onde venceu ao forçar três shidos (cartões amarelos) ao adversário. Nas quartas de final, Lima superou Baskhuu Yondonperenlei, da Mongólia, também no golden score, com um waza-ari decisivo.
Na semifinal, enfrentou o cazaque Guzman, garantindo sua passagem à final com uma atuação tática, mesmo com ambos os judocas recebendo duas punições.