O jovem Nathan Xavier Pinheiro, de 11 anos, morador da Vila Monteiro, em Poá, vem se consolidando como um dos grandes talentos do Jiu-Jitsu na sua faixa etária. Atleta da equipe De La Riva, em Itaquaquecetuba, o pequeno já acumula uma série de conquistas, incluindo o recente título de campeão paulista pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu (FPJJ), conquistado na última segunda-feira (21).
O pequeno é faixa branca três graus e, em dezembro, pega o 4º grau. A expectativa é que, no meio do ano de 2025, ele pegue a faixa cinza.
Durante o Campeonato Paulista de Jiu-Jitsu realizado na cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo, Nathan saiu vitorioso em duas lutas, garantindo mais um lugar no topo do pódio.
Além disso, recentemente ele também foi campeão do Campeonato Ferrazense de 2024 e conquistou o segundo lugar no Sul-Americano da CBJJE, além do terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJE.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Acidente prejudica o trânsito em via importante de Suzano, nesta terça (19)
Jonathan, o pai do atleta, expressou ao portal HojeDiario.com o orgulho ao ver o filho alcançar tantas vitórias ainda tão jovem.
“O meu maior orgulho é perceber que o Nathan está descobrindo que, com disciplina e esforço, ele pode chegar a qualquer lugar. Afinal, em todos os ramos da vida, a chave da conquista é ser persistente e trabalhar duro para isso”, disse.
A paixão de Nathan pelas artes marciais começou cedo. Segundo o pai, Jonathan, Nathan era agressivo, e a família decidiu canalizar essa energia para o esporte.
“Quando ele era menor, recebíamos muitas reclamações dizendo que o Nathan arrumava brigas. Decidimos colocá-lo no kickboxing, depois Muay Thai, e agora Jiu-Jitsu, e ele foi se envolvendo cada vez mais nas artes marciais”, explica.
O sucesso de Nathan no esporte também é resultado do forte apoio familiar. Jonathan e sua esposa sempre incentivaram o filho, oferecendo suporte para que ele se dedicasse ao esporte. “Sempre demos todo o apoio possível. E, claro, ele também teve o acompanhamento de treinadores experientes que fizeram a diferença em seu desenvolvimento”, conta o pai.
Inicialmente, o pequeno treinou kickboxing com o professor Tiago Almeida, no bairro Itaim Paulista, na cidade de São Paulo. Mais tarde, com o professor Marcelo Adoniran, que trouxe muita disciplina ao jovem atleta.
Atualmente, Nathan treina na academia De La Riva, em Itaquaquecetuba, sob a supervisão do professor Bruno Almeida, com o apoio de outros profissionais.
Quando questionado sobre os treinos do lutador, o pai diz que são intensos.
“Ele faz musculação, à tarde ele estuda e treina novamente quando chega da aula. Aos fins de semana, ele também treina, em torno de três horas”, ressaltou Jonathan.
Já para o pequeno Nathan, o sonho dele é grande e tem muitos planos.
“Eu quero conquistar muitos campeonatos! Eu gosto muito de lutar e pretendo seguir na carreira, mas sem abrir mão dos meus estudos”, afirma o lutador.