Na última quinta-feira (21), a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano deu início à fase final dos trabalhos de limpeza do rio Una, que vêm sendo realizados ao longo dos últimos dois meses. A ação visa prevenir enchentes durante o período de chuvas mais intensas.
A etapa final está concentrada em um trecho de aproximadamente 300 metros, entre as ruas Amélia Guerra e Doutor Prudente de Moraes (SP-66), na área de aduelas sob o viaduto Leon Feffer. Com previsão de conclusão nesta sexta-feira (22), o serviço consiste na remoção de sedimentos acumulados para melhorar o fluxo de água no local.
Últimas Notícias
- Bora ali? 4ª Parada LGBTQIAPN+ em Poá, MC Daniel e Grelo em Mogi das Cruzes, peça gratuita em Suzano e o melhor do fim de semana na região; confira
- Com mais de 25 anos de experiência, Autoescola Ideal, em Suzano, oferece condições especiais para quem deseja obter a CNH
- Alças de saída do Rodoanel em Suzano terão projeto concluído no início de 2025, segundo Governo do Estado
Devido ao acesso restrito e à complexidade da área, a operação utiliza uma máquina chamada “minicarregadeira”, que retira o lodo do fundo do rio na região dos túneis. O material removido é transportado até uma escavadeira, que o transfere para caminhões responsáveis pela retirada dos resíduos.
Esta é a terceira e última fase do cronograma de limpeza do rio Una. As fases anteriores contemplaram a região do limite municipal na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) com a avenida Governador Mário Covas Júnior, bem como outro trecho próximo à rua Amélia Guerra.
Em paralelo, as intervenções no rio Tietê estão sendo conduzidas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Esse trabalho abrange o limite entre Itaquaquecetuba e Poá até a foz do ribeirão Taiaçupeba-Mirim, em Suzano.
De acordo com a Prefeitura de Suzano, entre dezembro de 2023 e outubro de 2024, já foram retirados 94.258,07 metros cúbicos de sedimentos do rio Una.