PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Poá, cantora Wal Serra utiliza arte, educação e ancestralidade para transformar vidas

Sons, ritmos e música sempre estiveram presentes na trajetória de Wal Serra. Nascida no bairro do Imirim, na zona norte da cidade de São Paulo, ela cresceu rodeada pelos acordes do violão do pai, Walter Serra, e pelo canto espontâneo da mãe, Dona Marly Maria, grandes inspirações para Wal.
Desde cedo, seu talento musical se manifestou e, com o tempo, ela consolidou sua atuação como intérprete, arte-educadora e pesquisadora da cultura popular. Em Poá, Wal Serra atua fortemente em uma associação independente de cultura, a Opereta.
Formada em música em 1995, sua caminhada passou por corais e madrigais, onde aprendeu a importância do senso coletivo no canto. Durante entrevista ao portal Hoje Diário, ressaltou suas raízes na Umbanda, que também influenciam sua arte, “guiada pela ancestralidade”.

Atualmente, a artista se dedica a projetos que unem arte e educação em Poá, promovendo a valorização da cultura brasileira por meio da música.
Há mais de duas décadas, Wal Serra desenvolve atividades na Associação Cultural Opereta (ACO).
“Atuo na ACO há mais de vinte anos. Iniciei como oficineira de canto coral em um projeto que durou cerca de quatro semanas, quando a sede era em Calmon Viana. Dessa oficina surgiu a ideia de formarmos o Coral Opereta, do qual faço parte”, relembra.

Desde então, novos projetos foram incorporados, e Wal passou a integrar o “Mãos à Obra”, ministrando a oficina Vozes e Cantos.
“É lindo ver o desenvolvimento dos nossos atendidos ao longo do processo”, destaca. Para a cantora, o canto coral é uma ferramenta poderosa de disciplina e convivência social. “Cantar em grupo nos disciplina para a vida em sociedade, nos conscientizando de que uma voz se soma a diversas outras em busca de harmonia”, reflete.

Além de sua atuação na educação musical, Wal Serra é diretora musical dos projetos Wal Serra em Roda de Bambas e #VemproSamba, além de produtora do Bailinho de Garagem.
Também faz parte dos Poetas da Morada e da Ala dos Compositores da escola de samba Mocidade Alegre, onde promete levar sua arte e seu compromisso com a transformação social por meio da música.

Foto: Claudio Fernandes/Divulgação
Foto: Claudio Fernandes/Divulgação
Foto: Dino Santos/Divulgação
Foto: Giulia Martins/Divulgação