O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) apresentou uma emenda que propõe o fim da profissão de frentista nos postos de combustíveis de todo o país. O modelo adotado seria o de autoatendimento, já utilizado em outros países como os Estados Unidos. Desde 2000, o Brasil possui uma lei que veta esse modelo.
A proposta seria uma emenda a Medida Provisória 1.063, que autoriza a venda direta de etanol de usinar para os postos de gasolina, além da fidelidade à bandeira de postos. O deputado justifica a proposta como benéfica aos estabelecimentos, uma vez que reduziria os gastos com funcionários. Além disso, ele sugere que os preços do combustível ficariam mais baratos.
Últimas Notícias
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Eduardo Boigues, prefeito de Itaquaquecetuba, é premiado por alcançar a maior votação do Brasil em municípios com mais de 200 mil moradores
- Adolescente atleta de Suzano se prepara para competir no Mundial Infantil de Sumô no Japão; família faz campanha para arrecadar verba
- Veja a lista completa dos feriados e pontos facultativos de 2025, na região do Alto Tietê
“Claro que o principal custo da gasolina não está na operação do posto, mas no dólar e na tributação. Mas, sem dúvida nenhuma, o que a gente puder otimizar de custos do posto, melhor. É trabalhar com o sindicato de trabalhadores justamente para pensar em uma fase de transição, para que não seja abrupto, para que não tenha essa adoção imediata”, justificou. Ele, porém, reconheceu que a medida acarretaria em demissões em massa, mas disse que o projeto prevê um tempo de transição para o modelo, para capacitar e realocar os funcionários.
O presidente da Fenepospetro (Federação Nacional dos Frentistas), Eusébio Neto, disse que manter o frentista nos postos permite um atendimento de maior qualidade, com segurança, além de ter um funcionário treinado no local. Ele ainda questiona como as pessoas abasteceriam seus carros sozinhos no meio da noite, em cidades tão violentas no Brasil, além de ter o perigo de explosões, em casos de mau uso das bombas.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario