A partir de 2022, os alunos dos 9º anos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Estância Hidromineral de Poá terão aulas de robótica na sua grade escolar.
A iniciativa faz parte do convênio da Prefeitura de Poá com Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que tem como objetivo de desenvolver os alunos nas áreas de tecnologia e programação.
Segundo a administração municipal, 300 alunos serão contemplados por meio do projeto, que visa a inclusão digital de alunos e professores. Nas aulas, os alunos são apresentados a programas e metodologias com foco em matemática e ciências da natureza.
A Prefeitura também destacou que o projeto gera o desenvolvimento do “protagonismo, do espírito de cooperação e colaboração, da criatividade, da autonomia, senso crítico e do trabalho em equipe”.
Últimas Notícias
A secretária de Educação de Poá, Simone Lacerda, destacou a importância do projeto e também detalhou alguns dos métodos utilizados no programa.
“Além da contextualização, as atividades serão embasadas em problematizações e atividades interdisciplinares, envolvendo os objetos de conhecimento de matemática e de ciências da natureza, como o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a resolução de problemas, o cálculo da área de figuras planas, cálculo da distância entre dois pontos, estudo das frações e das equações”, explicou.
“Todos esses objetos de conhecimento serão trabalhados de forma contextualizada e problematizadas com a utilização de metodologias ativas, com a aprendizagem entre pares, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, robótica pedagógica, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem mão na massa”, completou a secretária.
A prefeita Marcia Bin ressaltou a importância que a introdução à tecnologia terá na vida dos adolescentes.
“Vivemos em uma época que a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço e importância em nossas vidas, por isso entendemos que este convênio é de grande importância para o desenvolvimento das nossas crianças. Temos este tipo de aprendizado de tecnologias e de programação como a nova alfabetização da sociedade atual e a falta de oportunidade de acessar esse conhecimento leva o indivíduo à exclusão digital e a perda de oportunidades, conduzindo a desigualdade social”, finalizou.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario