A Associação Fórum Mogiano de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Mogi das Cruzes denunciou, nesta quarta-feira (09), que uma adolescente transgênero foi vítima de violência na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, localizada no distrito de Brás Cubas.
Segundo uma nota pública divulgada pela Associação, alunos da unidade de ensino relataram que a vítima já vinha sofrendo com discriminação e bullying em sala de aula em razão da sua identidade de gênero. Os estudantes também encaminharam diversos vídeos que mostram tentativas de linchamento contra a aluna.
Alguns desses vídeos, com cenas de violência na Escola, viralizaram nas redes sociais e geraram revolta e comoção na população mogiana e da região do Alto Tietê.
O Fórum Mogiano LGBT afirma que solicitou apoio da Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) para a apuração do caso e busca conversar com a direção da Escola para ter outras informações.
Através das redes sociais, o prefeito Caio Cunha se manifestou sobre o assunto através de uma nota.
“Deixo aqui o meu total repúdio a agressão ocorrida contra a aluna da Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco. Nós, como uma gestão que preza pela educação, não compactuamos com nenhuma forma de violência, principalmente em um ambiente que deveria oferecer respeito e segurança.
Mesmo a unidade sendo de responsabilidade do Estado, não cabendo ao município interferir em seu funcionamento, nos colocamos à disposição para acionar a Diretoria de Ensino, para que sejam aplicadas as medidas cabíveis aos responsáveis por tamanha atrocidade. Como prefeito e, principalmente, como pai, os meus sinceros sentimentos a essa aluna. Todas as pessoas merecem respeito, dignidade e têm o direito de serem quem elas quiserem ser. Contem conosco para uma cidade segura e cada vez mais educativa”.
O deputado federal Marco Bertaiolli também repudiou o caso através de uma nota.
“Repudio de forma absoluta a violência contra uma aluna transgênero ocorrida hoje na Escola Galdino, em Mogi das Cruzes. É preciso dar o exemplo e cobraremos uma apuração rápida por parte da escola, da Diretoria Regional de Ensino e pela Polícia Civil para que isso nunca mais ocorra. Não é possível mais tolerar violência, homofobia, preconceito. Basta!”, finalizou.
Últimas Notícias
- Mogi Shopping inaugura decoração de Natal e recebe Papai Noel neste domingo (24), em Mogi das Cruzes
- Campanha Natal Premiado da Associação Comercial de Mogi das Cruzes sorteará moto, notebook e celular
- Relíquias de São Vicente de Paulo chegam a Mogi das Cruzes com programação especial na Igreja do Carmo, nesta terça (19)
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario