PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

74 anos de Suzano: Conheça a história da emancipação e desenvolvimento do município

Neste domingo (02), Suzano está fazendo 74 anos da sua emancipação, tornando-se uma cidade completamente independente. Para comemorar ao aniversário, o portal HojeDiario.com preparou uma matéria especial contando um pouco sobre a emancipação da cidade e seu desenvolvimento, principalmente nos últimos anos.

Nos últimos anos a cidade tem se desenvolvido e crescido. Hoje o município conta com 330.710 habitantes e tem conseguindo se destacar como uma das principais cidades do Alto Tietê, além de ocupar a 13ª posição no Ranking do Saneamento e também a 59ª colocação do atual Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). A cidade ainda aparece com nota máxima na análise de Capacidade de Pagamento (Capag) e está entre os 200 melhores no Ranking de Competitividade dos Municípios e entre os 50 primeiros do Ranking Cidades Amigas da Internet.

Prefeito de Suzano há sete anos, Rodrigo Ashiuchi, disse que os desafios são constantes, mas o foco é poder melhorar sempre a vida dos suzanenses.

Foto: Wanderley Costa/Prefeitura de Suzano

“A cidade nunca será perfeita, mas nosso foco diário é trabalhar para sanar dificuldades e promover melhorias à vida do suzanense. Dentro do poder público os desafios são constantes. Resolve-se um, logo depois surgem outros. Nesse sentido, acredito que, não só em Suzano, mas em todo o País os principais desafios seguem ocorrendo no âmbito da Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social, que são as áreas prioritárias da administração pública. Para isso, seguimos inaugurando novos equipamentos, promovendo reformas e executando projetos estratégicos que visam sanar as dificuldades observadas nas diferentes frentes de trabalho da Prefeitura de Suzano”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Joaquim Rosa, também disse ver a cidade de Suzano se desenvolvendo nos últimos anos e elogiou a gestão do prefeito Ashiuchi. “Vejo o desenvolvimento de Suzano, como um todo, evoluindo cada vez mais. Isso é reflexo da ótima gestão do nosso prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), com o apoio da Câmara de Suzano. As redes de Educação e de Saúde vêm sendo ampliadas e aperfeiçoadas; estão sendo feitos investimentos importantes em saneamento básico e pavimentação; o atendimento social é garantido; o meio ambiente e a segurança sendo cuidados. E não podemos nos esquecer dos avanços na oferta de atividades esportivas e culturais”, destacou.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Ashiuchi ainda ressaltou a alegria de poder entregar ao público suzanense, em seu penúltimo ano de mandato, uma comemoração de aniversário de grande porte. Neste ano, Suzano contou com shows do Jota Quest, Diogo Nogueira, além de neste domingo contar com a apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins e com o show da dupla sertaneja Matheus e Kauan.
Proporcionar momentos de celebração é algo que nos dá muita satisfação porque grande parte da nossa população esperava por isso. A nossa gestão vem sendo marcada pelo resgate do orgulho de ser suzanense, pela superação de obstáculos e pela concretização de serviços e benfeitorias que têm garantido a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ofertar uma comemoração como esta é sacramentar todo o trabalho que estamos desenvolvendo. Será a primeira grande celebração do nosso governo e isso tem um significado muito grande”, afirmou.

Depois deste período de shows, a cidade contará ainda com três grandes feiras no Parque Max Feffer: EducaShow, ExpoFlores e Suzano Faz. Para a coordenadora do Fundo Social e do Saspe (Serviço de Ação Social e Projetos Especiais), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, trazer de volta as feiras pelas quais a cidade era tão reconhecida é uma forma de resgatar o orgulho de fazer parte do município.

Foto: Mauricio Sordilli/Prefeitura de Suzano

“Nosso principal foco tem sido, desde o início, resgatar o orgulho suzanense e buscar referências na própria história do município para seguir em frente rumo ao desenvolvimento. Essa proposta de retomar as feiras é uma ideia antiga e que agora temos a oportunidade de colocar em prática, trazendo um pouquinho da atmosfera da nossa Suzano antiga. Vai ser uma viagem na história da cidade, com sentimento de nostalgia, mas com esperança no coração”, destacou Larissa.

Para Ashiuchi, uma das coisas que lhe marcou durante o tempo como prefeito foi poder trazer fim aos chamados “fantasmas” de Suzano.
“Acredito que toda conquista é importante, desde que faça a diferença na vida da população. Garantir uma vaga na creche é muito marcante. Levar água a residências é muito marcante. Oferecer um atendimento médico digno e eficiente é muito marcante.
Mas de qualquer forma, ao longo desses sete anos, acho que colocar um fim nos “fantasmas” de Suzano foram fatos marcantes para a memória da cidade. Entre elas estão a entrega da Arena Suzano, da Marginal do Una e, mais recentemente, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista
, ressaltou.    

Para o futuro, as expectativas do prefeito são as melhores, sempre destacando o desejo de resgatar o orgulho de Suzano. Será realizada a abertura da rua Sete de Setembro; o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen; e a implantação da alça de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), além de iniciar, neste mês de abril, a construção do Terminal Sul de Palmeiras, que deverá durar entre 12 e 15 meses.

Para Joaquim Rosa, o futuro será de desenvolvimento com o Legislativo e o Executivo trabalhando juntos.
“Minha principal meta como presidente do Legislativo é manter a Câmara caminhando junto com o Executivo para fazermos nossa Suzano crescer continuamente, sempre dentro dos princípios da legalidade e da moralidade”, disse.

Para a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a história de Suzano pode ser resumida como um grande relato de superação.
“Acho que podemos resumir como 74 anos de luta e superação. Suzano é uma cidade marcada por muitos desafios, começando por sua própria emancipação. Cada conquista foi fruto de muito suor e hoje não é diferente, visto todo trabalho que a administração municipal vem desempenhando desde 2017 para colocar Suzano no rumo certo. Para mim é gratificante fazer parte dessa história, tendo a oportunidade de participar e de colaborar com minha experiência para o crescimento do município e de seus cidadãos”, destacou.

Rosa seguiu a mesma linha e disse que a história de Suzano é a história da luta dos suzanenses.
“Suzano tem a sua história marcada pelo trabalho do seu povo, seja dos que aqui nasceram, seja daqueles que aqui se estabeleceram. São eles os responsáveis pelo desenvolvimento da cidade em diferentes áreas, como agricultura, indústria e comércio. Nasci em Suzano e amo a cidade. Aqui eu cresci, formei minha família e tive meus filhos. Tenho muito orgulho de poder contribuir com a história da cidade por meio da política”.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi finalizou dizendo que seu objetivo até o fim do mandato é continuar se dedicando à história de Suzano.

“Desde que assumi o Executivo municipal, minha vida e de minha família tem sido dedicada ao cuidado de Suzano. Em 2017, nos deparamos com uma cidade literalmente falida e endividada, com inúmeras dificuldades em todas as perspectivas possíveis. Nos propomos a fazer um trabalho planejado, com pessoas técnicas e de sangue suzanense para zelarmos pelo município. Não foi fácil, mas aos poucos colocamos a cidade nos trilhos do desenvolvimento novamente, retomando obras e projetos importantes, cuidando da saúde financeira do município e, principalmente, valorizando nossas raízes e honrando nossa história para a retomada do orgulho suzanense”, disse.

“Hoje, as mudanças são visíveis, com quase cem obras entregues ao longo desses sete anos e a ampliação do atendimento à população suzanense. Fico extremamente feliz e honrado em estar na história de Suzano, auxiliando no desenvolvimento da cidade onde nasci, cresci e onde estou trilhando minha trajetória”, finalizou

História

A área que hoje é conhecida como Suzano antes era uma paragem próximo à cabeceira do rio Taiaçupeba Mirim, por onde passava a Estrada Real do Guaió, em meados de 1663. Já que grande parte dos viajantes que viam do Litoral e da então Vila São Vicente deveriam passar pela área, ela acabou se desenvolvendo financeiramente e se tornou uma região chamada de Taiaçupeba, em homenagem ao rio.

Já chegando à segunda metade do século 17, um homem rico começa a ganhar destaque na região: Antonio Francisco Baruel, o que faz com que o local se torne conhecido como Baruel. Apesar da família não ter permanecido no local, o nome continuou identificando a região.

Com inauguração da linha férrea que ligada São Paulo e Mogi das Cruzes, em 1875, no centro dos oito quilômetros de ferrovia que cortam o atual território de Suzano, entre os rios Guaió e Taiaçupeba Açu, conhecido como Campos de Mirambava, foi construída uma segunda parada para o embarque de lenha. Essa parada foi denominada Piedade, em razão da proximidade (dez quilômetros ao sul) e da importância do vilarejo de Baruel, com sua Capela à Nossa Senhora da Piedade.

Lá foi construída a casa do feitor da ferrovia, Antônio Marques Figueira, a primeira do local. Junto de outros lideranças relevantes da região a cidade foi desenvolvendo, fundando eventualmente a Vila da Concórdia, em 1890. Pouco depois, a humilde vila inaugurou a Estação Piedade.

Com o passar dos anos, a glória da estação de madeira se esvaiu e surgiram os problemas e a precariedade do espaço. Os líderes da humilde Vila Concórdia pediram que o engenheiro Joaquim Augusto Suzano Brandão autorizasse a construção de uma estrada de alvenaria, o que ocorreu 1907, quando foi inaugurada a Estação Piedade para Suzano, em homenagem ao construtor.

Em 1908, a Concórdia já era conhecida por todos como Suzano. Crescendo sem parar, rapidamente se tornou um distrito de Mogi das Cruzes. Ganhou a Paróquia de São Francisco somente em 1940, a igreja matriz da cidade. Em 1948, com muita luta e crescimento, Suzano conseguiu sua autonomia, realizando sua primeira eleição para prefeitos e vereadores no ano seguinte (1949), sendo a posse realizada no mesmo dia 02 de abril, data escolhida para as comemorações de aniversário da cidade. A criação da comarca de Suzano só foi ocorrer 10 anos depois, em 1959.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario