Nesta quarta-feira (26), professores e alunos da rede municipal de ensino de Ferraz de Vasconcelos participaram da 2ª formação do projeto Povos Indígenas, um encontro inédito no município que busca destacar a importância dos povos na história brasileira, promovendo a valorização da diversidade de saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. O evento ocorreu no Parque Municipal Nosso Recanto, localizado no bairro Jardim Pérola.
A iniciativa pioneira da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos visa promover o respeito à diversidade cultural, estimular a empatia e o diálogo intercultural, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Últimas Notícias
O projeto está sendo aplicado aos estudantes da educação infantil, fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA), proporcionando a oportunidade de conhecer e compreender a história de resistência dos povos indígenas e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
A 2ª formação contou com a participação da cacica Jaqueline Haywã, representante dos povos Pataxó Hã Hã Hãe, e da socióloga Silvia Muiramomi, que conduziram atividades educativas sobre os direitos e as legislações dos povos originários, a cronologia da colonização, dinâmica da árvore genealógica e o calendário das datas comemorativas.
Durante o encontro, mais de 60 estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer brincadeiras indígenas, aprender o vocabulário de línguas nativas por meio de uma oficina de pinturas e participar de recreações com a leitura de poemas, imersos no universo cultural dos povos indígenas.