PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Máscaras”, por Luci Bonini

Ao longo da história da humanidade as máscaras surgiram em todas as culturas e cada uma delas fez com quem as usasse assumisse uma personalidade, uma identidade.

A palavra máscara tem sua origem, muito provavelmente, na palavra italiana maschera, essa, por sua vez, pode ter vindo do latim: masca, que significava: espectro, fantasma, pesadelo. Pode ter vindo também do árabe: maskhara, que significava palhaço, bufão. Como os árabes viveram alguns séculos nas penínsulas Ibérica e Itálica, é bem possível essa influência linguística. Os judeus também tiveram sua passagem pelos mesmos lugares e do hebraico vem a palavra masecha, que tem por significado: zombar, ridicularizar.

Em todas as civilizações as máscaras são usadas em diferentes situações: celebrações aos deuses, chamar os espíritos dos mortos, espantar os demônios e assim por diante.

Em Veneza, o carnaval era marcado pelo uso de máscaras. Muitos aproveitavam esconder-se por trás das fantasias mascaradas para fazer o que não era possível fora do período da festa da carne. 

Durante a peste negra, que matou mais de 40 milhões na Europa, os médicos usavam uma máscara com um longo bico dentro do qual colocavam perfume, a fim de não sentir o mau cheiro dos doentes pestilentos e dos cadáveres que se amontoavam pelas ruas.

Atualmente, vemos diferentes máscaras a fim de conter a contaminação pelo vírus. Divirto-me ao contemplar a criatividade do nosso povo na escolha de suas máscaras: homenagem aos times de futebol, caveiras, monstros, bolinhas, florzinhas, palavras de ordem, tecidos em cores neon e as clássicas brancas.

Algumas mais comportadas, algumas mais arrojadas, outras abaixo do queixo, mas cada uma tem a identidade de quem a escolheu…

Quem achou que todos usariam um único modelo de máscara com uma única cor, enganou-se. Quem achou que ao esconder nosso sorriso, impediria nosso bom humor ao cobrir nosso rosto, deve estar decepcionado.

Elas, inocentemente deram voz aos nossos personagens da vida real…..

(Esse texto não expressa, necessariamente, a opinião do site HojeDiário.com)