João Doria anuncia compra de 105 viaturas blindadas para a Polícia Civil de São Paulo, as primeiras do Brasil

Nesta semana, o Governador João Doria (PSDB) anunciou a aquisição de 105 viaturas blindadas para a Polícia Civil do Estado de São Paulo. O investimento será superior a R$ 23 milhões e a previsão é de que os veículos sejam entregues em meados de 2021.

“Um fato inédito no Brasil. Essas são as primeiras viaturas blindadas da história da Polícia Civil e da Polícia Militar. A exemplo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Polícia Civil também terá veículos blindados para garantir a segurança dos seus policiais e a melhoria na eficiência da pronta resposta nas ruas”, disse o Governador durante entrevista coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

De acordo com Doria, todas as viaturas estarão em operação até março de 2021. De modelos SUVs com proteção balística e rádio transceptor, é esperado que a compra dos novos veículos reforce as ações investigativas dos policiais civis em todo o estado.
Cada viatura blindada receberá investimento de R$ 222 mil e, além disso, 70 veículos já estão em fabricação e serão entregues nos próximos meses.
A blindagem garantirá mais segurança para os policiais, principalmente em situações de enfrentamento a criminosos. “Um equipamento fundamental para o policiamento e para o nosso trabalho. Isso aumenta a qualidade do trabalho e protege os policiais”, destacou o Secretário da Segurança Pública, General João Campos.

Ainda segundo o General, as novas viaturas da PM serão utilizadas no patrulhamento de unidades especializadas: “Colocaremos inicialmente em tropas especiais. No caso da PM é a tropa de choque, que são 5 batalhões. Da Polícia Civil é a tropa do Departamento de Operações Policiais Estratégicas”.