PUBLICIDADE

“Estrela de Natal” poderá ser vista no céu de Suzano e região, nesta segunda-feira (21)

O fenômeno astronômico conhecido como “Estrela de Natal”, acontecerá com mais nitidez nesta segunda-feira (21), em Suzano e região. Se o céu estiver aberto, o fenômeno poderá ser apreciado a olho nu em horizontes limpos, e logo após o pôr do sol.

Esse alinhamento acontece quando a proximidade entre os planetas Júpiter e Saturno fará com que os dois pareçam um só, semelhantes a dois pontos brilhantes no céu. A última vez que a “Estrela de Natal” aconteceu foi há cerca de 800 anos.

A conjunção desses planetas já está ocorrendo desde o dia 16 de dezembro. No entanto, de acordo com o astrônomo, Patrick Hartigan, a noite de hoje será simbólica. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”, explica o especialista.

O fenômeno poderá ser observado em Suzano e toda a região do Alto Tietê, é claro, se o clima permitir. O astrônomo também destaca que a conjunção aparecerá no horizonte por cerca de uma hora após o pôr do sol.

“Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo de naquela noite”, acrescentou.

A estrela é extremamente rara, portanto, a previsão é de que só ocorra novamente no dia 15 de março de 2080.