PUBLICIDADE

“Seja a boa notícia que você espera”, por Padre Claudio Taciano

Em meio a enxurrada de notícias ruins, faz-se necessário buscarmos o oásis da paz, ainda que estejamos no meio do deserto do sofrimento. Essa busca não é fuga, mas encontro. Quando nos deparamos com as situações dramáticas da vida, precisamos extrair delas novos ensinamentos, novos caminhos. A fruta prensada oferece o melhor suco. A massa bem sovada oferece o melhor pão. As lágrimas de hoje podem irrigar o caminho vitorioso de amanhã. Diante dos problemas busque às possíveis soluções.

É verdade que o choro de uns pode oportunizar o sorriso de outros, assim como a alegria de uns pode vir a causar a tristeza de outros. Este misto de sentidos e de sentimentos, não significa que a vida tenha somente dois lados, significa que ela deve ser olhada e entendida de forma ampla. Estamos biologicamente, mais conectados a natureza e aos outros do que imaginamos. Destruir a natureza, agredir o outro é se autodestruir, é se auto agredir. Uma flor é bela, mas o ramalhete torna a sua beleza mais evidente. Uma árvore adulta produz oxigênio para duas pessoas já uma floresta para milhares. Logo, até na natureza a coletividade, a sua harmonia, é sinônimo de vida e de sobrevivência.

O coletivo não anula o individual, mas o evidencia. Uma vida perdida é tão dolorosa quanto milhares de vidas dizimadas. Desta forma, zelar e cuidar do próximo é zelar e cuidar de si. Tal coletividade só se é percebido quando saímos de nós mesmo e rompemos a bolha do egoísmo que nos asfixia, sem percebermos.

Só se é possível crescer quando desbravamos os problemas, as contradições, os conflitos que estão dentro e fora de nós. Rezar não é ficar olhando para o céu, nem ficar falando consigo, mas é fazer a experiência do amor em palavras e ações. Você é amado! e ainda que não se sinta assim, siga amando.
Olhar a vida de forma abrangente e fraterna é questão de sabedoria. Não se chega a Deus sem o próximo; não se constrói uma sociedade melhor sem fraternidade; não se vive bem quando se quer fazer mal.

(Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiário.com)