Há pessoas que, sem saberem, conseguem contagiar positivamente o ambiente que vivem e trabalham. Pois carregam em si uma luz que se expande no olhar, no sorriso e nos gestos. Ninguém se guia na escuridão e na confusão mas na luz que esclarece e informa.
Antes de buscarmos um ambiente de paz, temos de ser pessoas de paz, e para que isso ocorra, precisamos erguer os pilares que sustentarão nossos sonhos e nossos projetos. Quem não se aceita dificilmente aceitará o outro. Quem odeia os seus, ainda que queira, não conseguirá estabelecer relações saudáveis e agregadoras. Quem pensa somente em si, não conseguirá alimentar valores altruístas.
O mundo que vivemos é permanentemente transformado por nós, e as pessoas que convivemos são influenciadas, conscientes e inconscientes, por nós e nós por elas. Desta forma, sofremos como algoz ou heróis de nós mesmos. Não dá para buscarmos fora o que não encontramos dentro. Precisamos assumir a nossa história não na condição de vítimas, nem como espectadores, que acompanham de longe os próprios problemas. Assumamos, portanto, o protagonismo das novas soluções, dos novos sonhos e das novas histórias que serão escritas e reescritas, lembradas e celebradas.
Últimas Notícias
Mas para que isso aconteça não podemos fugir dos problemas, das situações novas e difíceis que se apresentam diante de nós. Enchamo-nos de esperança e não desespero, de serenidade e não de cólera. Em tempo de agitação interior as perguntas vêm e as respostas somem. Fica muito difícil pescarmos uma solução neste mar revolto de incertezas e de desentendimentos inócuos. Precisamos reaprender a morrer, para muitas coisas, para viver, a perder para ganhar, a silenciar para falar e a desconstruir para construir. Muitas coisas que pensávamos saber, se tornaram obsoletos.
Do pouco de hoje façamos o muito de amanhã. Das sementes de hoje façamos o alimento de amanhã. Tempo de aprendizagem, paciência e evolução. Não nos deixemos levar pelo pessimismo nem pela ignorância. Sabemos que na vida há traumas, perdas e dificuldades mas precisamos nos lembrar que aqui estamos porque aqueles que nos precederam não desanimaram. Que Deus nos fortaleça e nos direcione. Amém.