Vereadores de Mogi das Cruzes aprovaram em sessão na Câmara do município, nesta terça-feira (22), o Projeto de Lei 153/2021, que institui na cidade o ‘Dia da Moda de Viola’ e a entrega do prêmio ‘Medalha Cornélio Pires – Cultivando a Moda de Viola’.
A propositura, que é de autoria do vereador Iduigues Martins (PT), define o dia 13 de julho para a celebração da data e realização de solenidade que prestigiará as personalidades mogianas e da região do Alto Tietê que se destacarem pela continuidade do gênero musical.
Com a aprovação desse projeto, a data será acrescentada ao “Calendário Turístico das Festividades do Município de Mogi das Cruzes”, que existe desde 1985.
“Trata-se de uma forma de reconhecimento e homenagem à cultura e seus representantes, que se dedicam a divulgar e promover a música caipira, de raiz, tipicamente brasileira”, argumenta Iduigues Martins.
Últimas Notícias
- Igreja Matriz de Suzano promove feijoada beneficente em dezembro para arrecadar fundos
- Fundo Social oferece ingressos gratuitos para o jogo do Suzano Vôlei na Arena Suzano, nesta quinta-feira (28), por meio da doação de brinquedos
- No sábado (30), Poá receberá culto evangélico com o apóstolo Estevam Hernandes e o grupo Renascer Praise, em celebração à eleição de Saulo Souza
Cornélio Pires e a Moda de Viola
A chamada “Moda de Viola” é uma das mais expressivas vertentes da música popular brasileira. Com som forte e sem distorções, essa espécie de música vem sendo passada tradicionalmente de uma geração para a outra.
Tal estilo foi propagado pelo pesquisador e compositor Cornélio Pires, que a partir de 1929 começou a gravar os famosos “causos”, histórias caipiras transmitidas via oral nas tradições rurais. Ele organizava encontros de músicos caipiras, sendo que essas reuniões se tornaram grandes shows, que foram imortalizados em discos de 78 rotações.
Essa linha de canção tem grande força em regiões brasileiras como a do oeste do Paraná, a do triângulo mineiro, a do sudeste goiano e a do sudeste mato-grossense, além, é claro, do interior paulista.
Ainda de acordo com a propositura, todos os anos, em julho, a medalha “Cornélio Pires” será entregue a pessoas jurídicas ou físicas que tenham apresentado relevante contribuição para o desenvolvimento e preservação desse tipo de expressão cultural e artística.
“Há quem critique esse tipo de ação, mas nós temos que preservar as raízes históricas, e lutar por cultura além de comida e trabalho, pois, um povo sem memória está fadado ao fracasso”, concluiu Iduigues.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario