Eleições 2022: Nova pesquisa mostra liderança de Bolsonaro entre eleitores do estado de São Paulo

PUBLICIDADE

Uma nova pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta segunda-feira (1º), mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na liderança nas intenções de voto entre os eleitores do estado de São Paulo.
O mandatário aparece com 40,1%, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 36,2% das intenções.

Os dois candidatos são seguidos por Ciro Gomes (PDT), que aparece com 7,1% dos votos paulistas, e a senadora Simone Tebet (MDB), aparece com 1,7%.
Outros nomes, como André Janones (Avante), Felipe D’Ávila (Novo), Pablo Marçal (PROS), entre outros, não pontuaram mais do que 1%. Os votos brancos e nulos somaram 7,5% e 4,9% não souberam responder.

Oscilação

Em comparação com a pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná em maio e no início de julho, tanto Lula quanto Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro. Nas pesquisas anteriores, Bolsonaro aparecia com 39,1% e 39,7%. Enquanto o petista teve 35%, em maio, ele apareceu com 36,4% no início de julho e agora oscilou para 36,2%.
A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais.

Avaliação do governo

A pesquisa também levantou a opinião dos eleitores paulistas em relação ao governo de Jair Bolsonaro. 42,3% avaliaram a administração de forma negativa, sendo 35,1% como péssima e 7,2% como ruim. Já 37,2% dos eleitores avaliaram o governo de forma positiva, sendo 17,7% como ótimo, e 19,5% como boa. 1,2% dos entrevistados não souberam responder ou não quiseram opinar.

Em relação a aprovação por parte dos eleitores, 47,7% disseram desaprovar o mandato de Bolsonaro, enquanto 46,9% disseram aprovar o governo. Neste caso, 5,4% não souberam ou não opinaram.

Comparada às pesquisas anteriores, a desaprovação foi a que sofreu maior alteração. Em maio, era 50,4%; no início de julho, foi 49,5%; e 46,9% neste último levantamento. A aprovação manteve-se próxima da margem de erro, já que em maio era 44,9%, e 45,3% no início de julho.

O Instituto Paraná entrevistou presencialmente 1.880 eleitores com 16 anos ou mais em 75 municípios de São Paulo, entre os dias 25 e 28 de julho de 2022. O nível de confiança da pesquisa é de 95,0%, com uma margem de erro de 2,3 pontos percentuais. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-03035/2022 para o cargo de presidente e SP-03818/2022 para os cargos de governador e senador.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

Deixe um comentário