PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Conheça a história da Copa do Mundo, que inicia sua 22ª edição neste domingo (20)

De quatro em quatro anos é realizado o maior evento futebolístico de todo o mundo. Reunindo 32 países das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania, a Copa do Mundo 2022 começa neste domingo (20), no Qatar, com o jogo entre a seleção sede e Equador, ao meio-dia.
Essa será a 22ª edição da maior competição de toda a história, mas você sabe como tudo isso começou?

Copa do Mundo de 2022

Em 2022, será a primeira vez que uma Copa do Mundo será disputada num país do Oriente Médio. O Qatar foi escolhido como sede da competição em 2010. Apesar de estar envolvido em polêmicas, já que o país possui um histórico de violações a direitos humanos, principalmente em relação às mulheres e aos LGBTQIA+, e também com denúncias de trabalhos análogos a escravidão e mortes nas construções dos luxuosos estádios, o espetáculo do futebol ocorrerá lá.
A França é a atual campeão, após vencer em 2018 a Croácia na final, por 4 a 2. A base da seleção permanece, mas perdeu jogadores importantes para lesões, como Pogba, Kanté, e mais recentemente, Nkunku. Contou com o retorno do considerado o melhor jogador do mundo, Benzema, após polêmicas judiciais.

O Brasil também chega com grandes expectativas. A seleção passou por uma pequena renovação em comparação a 2018, mas ainda possui nomes que compuseram o time da Copa passada. O técnico Tite levou Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras) Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (Pumas) e Alex Telles (Sevilla) Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea) e Bremer (Juventus) Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Paquetá (West Ham) e Everton Ribeiro (Flamengo) Neymar (PSG), Vinicius Junior (Real Madrid), Antony (Manchester United), Rodrygo (Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Pedro (Flamengo), Gabriel Jesus (Arsenal) e Gabriel Martinelli (Arsenal).
Dentre os 26 jogadores convocados, 16 nunca jogaram a Copa do Mundo. Porém, todos estão em altíssimo nível em seus respectivos times ao redor do mundo. O sonho é que o hexacampeonato venha neste ano, o que isolaria o Brasil mais ainda como a seleção mais vitoriosa da história das Copas.

Criação da Fifa e Jules Rimet

Em 1904, foi criada em Paris a Federação Internacional de Futebol Associado, conhecida como FIFA, que tinha como grande objetivo centralizar as decisões e organizações das competições do futebol europeu. Inicialmente focada somente na Europa, rapidamente, a organização cresceu tanto que começou a abranger todo o mundo.

Um dos fundadores da FIFA, o holandês Carl Anton Wilhelm Hirschman tinha o sonho de realizar uma competição que reunisse vários países de uma só vez. A ideia se concretizou quando o francês, Jules Rimet, assumiu a presidência da federação. Ele tirou a ideia a partir dos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, achando interessante a possibilidade de criar um campeonato entre as seleções.

Na época, o Uruguai havia dado um show nas Olímpiadas, recebendo a medalha de ouro nas duas edições da competição de futebol. Em 1928, foi confirmada a realização da Primeira Copa do Mundo dali a dois anos, em 1930, com sede naquele que era o país do futebol na época. Além disso, o Uruguai aceitou pagar as despesas das outras seleções e construir um estádio, o famoso Estádio Centenário de Montevidéu, para abrigar a competição.

Foi decidido que a Copa ocorreria de quatro em quatro anos e que jogos eliminatórios seriam realizados antes para decidir aqueles que iriam participar da competição. No final das contas, 13 seleções se classificaram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Estados Unidos, México, Bélgica, Romênia, França, Iugoslávia, além do próprio Uruguai, o país-sede. Muitas das seleções europeias se recusaram a participar da Copa por não terem sido escolhidas como sede.

A seleção uruguaia fez jus ao sucesso da época e foi campeã contra a Argentina, vencendo por 4 a 2. A final foi marcada por uma confusão envolvendo a bola que seria usada em campo. Já que não havia padronização na época, cada seleção jogava com um modelo de bola, algumas mais leves, outras mais duras. No primeiro tempo, a seleção argentina cedeu a bola. Já no segundo tempo, a seleção uruguaia cedeu a bola e comandou a vitória que lhe deu o primeiro título.

A Copa ainda teria mais duas edições, em 1934 e 1938, ambas sendo vencidas pela Itália, antes que a competição fosse interrompida em razão da Segunda Guerra Mundial.

Ela só voltaria a ser realizada em 1950, no Brasil. A final foi realizada no Maracanã, com o maior público da história dos mundiais: 199.854 torcedores. Ainda assim, a seleção brasileira perdeu o jogo por 2 a 1 para o Uruguai, que se sagrou bicampeão no episódio que ficou conhecido como “Maracanaço”.

Desde então, a Copa teve muitas edições. O maior campeão foi o Brasil, em cinco oportunidades (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), seguido da Alemanha (1954, 1974, 1990 e 2014), Itália (1982, 2006, além dos títulos já mencionados). A Argentina foi ainda campeã em duas ocasiões (1978 e 1986), a França em duas (1998 e 2018), e a Inglaterra e Espanha uma vez cada (1966 e 2010, respectivamente).

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario