Neste domingo (11), cinema itinerante movido a energia solar estará no Jardim Colorado, em Suzano, com sessões de filmes gratuitas

PUBLICIDADE

Neste domingo (11), o Jardim Colorado, em Suzano, receberá a magia de um cinema itinerante movido a energia solar: o CineSolar, com entrada gratuita e distribuição de pipoca.
O evento cultural será realizado no Espaço Cultural Colorado Monteiro Lobato, a partir das 18 horas, onde serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis, em parceria com a Ciranda de Filmes, e dois curtas especiais produzidos por estudantes da Escola Antônio Maschietto durante uma oficina on-line com temática socioambiental.

No local, o público também poderá conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.  

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

A 6ª Edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Meta e apoio da Unesco, da Ciranda de Filmes, da Prefeitura Municipal de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Espaço Cultural Colorado Monteiro Lobato, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. O Circuito Meta promoveu 94 sessões neste ano, em 40 municípios de 12 estados brasileiros.

Confira a programação abaixo

Sessão de Cinema gratuita no Jardim Colorado, em Suzano
Data: 11 de dezembro (domingo);
Horários: 18 horas – Curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente / 19 horas – Curtas infantojuvenis – Colaboração, comunidade, diversidade e brincar
Entrada: gratuita
Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
O CineSolar estará localizado no Espaço Cultural Colorado Monteiro Lobato, na rua Domingos Votorino, número 68, no Jardim Colorado, em Suzano.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

Deixe um comentário

Send this to a friend