PUBLICIDADE

Conheça Nísia Trindade, nova ministra da Saúde e primeira mulher a assumir o cargo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (22), 16 novos ministros que irão compor seu governo a partir de 2023. Entre eles, foi anunciada Nísia Trindade, a primeira mulher que assumirá o cargo. Conheça um pouco da trajetória dela.
Ela é Doutora em Sociologia (1997), mestre em Ciência Política (1989), pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj – atual Iesp), e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Nísia foi diretora da Casa de Oswaldo Cruz (1998-2005), unidade da Fiocruz voltada para pesquisa e memória em ciências sociais, história e saúde. Participou da elaboração do Museu da Vida, premiado museu de ciência da Fundação Oswaldo Cruz.

Também atuou como vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz (2011-2016), período em que coordenou as Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia na instituição e também a implantação de políticas de acesso aberto, com o objetivo de tornar disponível toda a produção científica da instituição. Fez parte da equipe que implementou a Rede SciELO Livros;

Foi a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz e está no cargo desde 2017. Seu destaque foi durante a pandemia da Covid-19, onde tomou as rédeas das negociações entre a Fundação, o Ministério da Saúde, a universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca para que Fiocruz pudesse fabricar as vacinas contra o coronavírus no Brasil.

Trindade também foi responsável pela criação do “Observatório da Covid-19”, uma rede transdisciplinar que faz levantamentos de dados epidemiológicos, monitorando a situação da doença no Brasil, além de divulgar informações que norteiam as políticas públicas envolvendo a doença, em diferentes regiões do Brasil.

Foi na sua gestão que a Fiocruz criou o novo Centro Hospitalar no campus da instituição em Manguinhos, no Rio de Janeiro. A nova unidade permitiu aumentar a capacidade nacional de testagem contra a Covid-19, além de garantir um maior processamento de resultados.

No final de 2021, a gestão de Trindade inaugurou o Biobanco Covid-1, que auxilia pesquisadores na busca por respostas rápidas para futuras emergências de saúde pública no país.

Nísia será a primeira mulher a ocupar o cargo de Ministra da Saúde, sucedendo o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

(com informações do portal Fiocruz)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.