Através de uma nota oficial divulgada na noite desta sexta-feira (03), a Prefeitura de Suzano afirmou que é falsa a informação que viralizou nas redes sociais sobre o fim da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), grupamento de elite da GCM (Guarda Civil Municipal) de Suzano.
Na mesma nota, a Prefeitura informa que apenas houve mudança de agentes da ROMU após a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã identificar que membros do grupo estavam atuando com viés político e fazendo pressão por meio de uma paralisação velada.
Leia abaixo a nota completa divulgada pela gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi.
“Antes de tudo, é importante informar que a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) está operando normalmente em Suzano. Inclusive, neste momento, os agentes estão em patrulhamento pela cidade em uma operação integrada à Polícia Militar.
Dito isso, a Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano esclarece que a notícia da extinção do grupo é fake news (notícia falsa). Até porque, segundo a pasta, o dispositivo ROMU foi criado por Lei e, para sua extinção, haveria a necessidade da publicação de uma nova Lei neste sentido.
Segundo a Guarda Civil Municipal, o que ocorreu, na verdade, foi que houve a mudança de agentes da ROMU, após a pasta identificar que membros do grupo estavam atuando com viés político, alheios aos interesses tanto da GCM quanto da população, visando pressionar a secretaria por meio de uma paralisação velada.
Tais ações foram repudiadas pela gestão da pasta, pois não condiziam com a grandiosidade e com os valores da corporação, que tem recebido investimentos por parte da prefeitura, com progressão funcional, promovendo e valorizando agentes – ato que não acontecia desde 2010; houve o pagamento de gratificação especial por trabalho armado (GRETA); contratação de novos agentes e formação de novos grupamentos, como o mais recente Grupamento de Patrulha Ambiental; aquisição de mais equipamentos, com 76 novas armas, coletes e muito mais.
Além disso, alguns agentes optaram por deixar a ROMU para integrar outros trabalhos dentro da GCM, o que foi acatado pela secretaria. Agora, a pasta deverá abrir uma sindicância para continuidade da apuração dos fatos e realizar as devidas investigações.
Por fim, a secretaria destaca seu compromisso com a Segurança Pública, não permitindo que agentes façam mal uso de suas fardas com atitudes de interesse pessoal, contrárias às da GCM.
A pasta busca servir e proteger a população suzanense, priorizando o bem-estar das famílias, promovendo todos os métodos necessários para uma boa atuação no município”, finalizou.
Últimas Notícias
- Operação da GCM de Itaquaquecetuba localiza “apartamento bomba” e gera grande prejuízo a criminosos; adolescente é apreendido na ação
- Em Suzano, nova lei obriga a instalação de câmeras de monitoramento e alarmes em escolas públicas e privadas
- Entidades estudantis promovem manifestação contra o aumento da passagem de ônibus em Itaquaquecetuba; prefeitura se posiciona
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario