A Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou na terça-feira (02) uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no bairro do Socorro. A instituição oferece acolhimento a idosos dependentes, que não possuem condições de autossustento ou possibilidade de convívio familiar.
A nova ILPI atenderá 11 pessoas com 60 anos ou mais em uma casa espaçosa e bem estruturada.
A ILPI ajudará a resolver a situação de idosos abandonados em hospitais da cidade, um problema já identificado e monitorado pelas equipes da Secretaria de Assistência Social, que dependiam da abertura de vagas nesse tipo de acolhimento para serem encaminhados.
Últimas Notícias
- Semae de Mogi das Cruzes fará paralisações no abastecimento de água na próxima semana; veja os bairros afetados
- Radares voltam a operar nas rodovias Mogi-Salesópolis (SP-88) e Mogi-Guararema (SP-66)
- Em Mogi das Cruzes, a 3ª edição do evento “Seu Amigo Pet” ocorrerá em Jundiapeba, com inscrições para castração
A unidade será gerida em conjunto com a organização da sociedade civil Cáritas Diocesana de Mogi das Cruzes, selecionada por meio de chamamento público e conveniada com a Prefeitura para a realização do serviço de acolhimento. A organização é responsável pela elaboração e execução do plano de trabalho e pela disponibilização de um espaço adequado. O local passou por várias inspeções antes de sua abertura, incluindo a Vigilância Sanitária.
As ILPIs atendem idosos de ambos os sexos, com algum grau de dependência, que não podem se sustentar ou permanecer com suas famílias devido a situações como violência, negligência, abandono ou situação de rua. Esta é a primeira ILPI inaugurada, mas outras duas unidades serão abertas em breve, ampliando o número de vagas disponíveis.
Ao expandir essas vagas, a demanda reprimida por ILPIs na cidade será atendida. A Secretaria de Assistência Social também trabalha de forma preventiva, buscando evitar o aumento na demanda por vagas em unidades com essas características.