Mogi das Cruzes tem programação cultural especial para o mês de aniversário de 463 anos da cidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou as datas da agenda cultural do município em comemoração aos 463 anos.
Com uma lista de mais de 80 atividades gratuitas, os visitantes poderão desfrutar de um concerto sinfônico, shows, apresentações descentralizadas, além de exposições e do programa Noites de Mistério. A iniciativa tem o intuito de promover arte e cultura, com programação gratuita e de qualidade, a todas as regiões do município.

Na última terça-feira (05), o CEMFORPE recebeu o concerto da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, com o especial em homenagem aos 463 anos da cidade.
Os ingressos foram agendados de forma on-line e validados mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível.

Exposições

Durante todo o mês de setembro, ficam em cartaz quatro exposições com entradas gratuitas, nos equipamentos culturais centrais de Mogi das Cruzes.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes sedia as mostras “Olhares e Festejos” da artista plástica Linda Fuga até o próximo dia 27 de setembro. A artista promove ao público obras exibindo pessoas, lugares e elementos que compõem a paisagem urbana e rural da cidade.
Enquanto a exposição “Fauna e Flora de Mogi das Cruzes”, da artista Cristiane de Paula estará disponível até o próximo dia 26. A instituição funciona de segunda-feira a sábado, das 9 às 17 horas.

Já a Pinacoteca sedia a exposição “Lixúrias: a Eco Arte em Vitrine”, que reúne obras dos artistas Fernanda Gomes, Marco Antônio Martins, Rosália Cordeiro dos Santos e Gisele Cristiane de Andrade Santos Neves, com produções que ressignificam materiais de descarte.
A mostra fica em cartaz até o 26 de setembro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Por fim, o Mercado Municipal pormove até o dia 23 de setembro, a exposição “Mistura!”. O Mercadão funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, aos sábados das 8 às 16 horas, e aos domingos e feriados das 8 às 12 horas.

Mogi Arte e Cultura

A partir deste sábado (09), o Mogi Arte e Cultura realiza diversas ações culturais simultâneas em diferentes pontos da cidade. Nos bairros de Biritiba Ussú, Braz Cubas, Botujuru, Rodeio, Sabaúna e Vila Moraes, a iniciava ocorre das 13 às 17 horas.

A praça Manoel Alves de Moraes, localizada no bairro Vila Moraes, o local receberá atrações de Lelé e Lili, Família Andrade, alunos de dança da AJPS e Caqui Doce.
No Largo da Feira de Braz Cubas os visitantes poderão assistir apresentações da Caravana Circo Corredor, DJ Pantera, Vital Souza e Samba A.
Já no bairro do Botujuru, o público poderá conferir a Terra das Almofadas, Ukulele Mogi, Cordel Encantado e DJ Kriador, no Cempre José Limongi Sobrinho.

Já no domingo (10), o Centro Esportivo de Biritiba Ussú, será palco para a Trupe Festim, Combuca da Judite, Família Andrade, e Pedro e Luiz.
As atrações Lelé e Lili, Brasília 82, DJ Fill e Brenô apresentam seus espetáculos no Centro Esportivo do Rodeio. Por fim, no Largo da Feira de Sabaúna tem Terra das Almofadas, alunos de dança da AJPS, Rap Soul Funk e Samba A.

Noites de Mistério

Durante o mês de setembro, cinco passeios guiados estão previstos pelo programa “Noites de Mistério” para o mês de aniversário. A iniciativa tem como intuito de transmitir a história e a cultura popular, a partir de visitas monitoradas pelas ruas da cidade no período noturno.

A edição Trilhos do Bonde, será realizada nesta sexta-feira (08), porém as inscrições foram abertas nesta segunda-feira (04) e encerraram no mesmo dia. Já no próximo dia 15, ocorre a próxima ação com a edição Igrejas do Carmo.

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (11), às 8 horas, disponível através do link (https://docs.google.com/forms/d/1AV90wDwAy6qclXK1Q-SgFZ3aWq_AV-VSPjxlGeaGCcQ/closedform). As futuras visitas monitoradas serão nos dias 22, 28 e 29 de setembro, e as respectivas inscrições online serão abertas na segunda-feira que antecede cada atividade.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site http//www2.cultura.pmmc.com.br/index.php ou presencialmente na sede da pasta, que está localizada na rua Senador Dantas, número 326, 3º andar, na região central, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 16:30.

Confira a programação completa (Os horários estão sujeitos a alterações):

  • Exposição “Olhares e Festejos”, de Linda Fuga

Em cartaz até o dia 27 de setembro, no Centro Cultural, localizada na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, número 360 (próximo à Catedral de Santana), região central, de segunda a sábado, das 9 às 17 horas.

  • Exposição “Mistura!”: comemorando 165 anos do Mercadão

Em cartaz até o dia 23 de setembro, no Mercado Municipal, localizado na rua Coronel Souza Franco, número 440, região central, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, aos sábados das 8 às 16 horas, e domingos e feriados das 8 às 12 horas.

  • Exposição “Lixúrias: a Eco Arte em Vitrine”, de Fernanda Gomes, Gisele Neves, Marco Martins e Rosália Santos

Em cartaz até o dia 26 de setembro, na Pinacoteca de Mogi das Cruzes, localizadao na rua Coronel Souza Franco, número 993, região central, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

  • Exposição “Fauna e Flora de Mogi das Cruzes”, de Cristiane de Paula

Em cartaz até o dia 30 de setembro, no Centro Cultural, das 9 às 16 horas.

  • Noites de Mistério: Trilhos do Bonde “Edição de Aniversário”

A visita guiada ocorre na sexta-feira (08), às 19 horas, e a partida será em frente da Estação Mogi das Cruzes. As inscrições estão encerradas.

  • Mogi Arte e Cultura: shows descentralizados com Lelé e Lili, Família Andrade, alunos de dança da AJPS e Caqui Doce |

Ocorre no sábado (09), das 13 às 17 horas, na Praça Manoel Alves de Moraes, no bairro Vila Moraes.

  • Mogi Arte e Cultura: shows descentralizados com Terra das Almofadas, Ukulele Mogi, Cordel Encantado e DJ Kriador

Ocorre no sábado (09), das 13 às 17 horas, no bairro Botujuru, no Cempre José Limongi Sobrinho, localizado na avenida Felipe Sawaya, número 595,no bairro Vila São Paulo.

  • Mogi Arte e Cultura: shows descentralizados com Caravana Circo Corredor, Flash Back, Vital Souza e Samba A

Ocorre no sábado (09), das 13 às 17 horas, no Largo da Feira de Braz Cubas, localizado na rua Guttermann, no distrito de Braz Cubas.

  • Mogi Arte e Cultura: shows descentralizados com Lelé e Lili, Brasília 82, DJ Fill e Brenô

Ocorre no domingo (10), das 13 às 17 horas, no Centro Esportivo do Rodeio, localizado na rua Peró Fernandes Sardinha, número 180, no bairro do Rodeio.

  • Mogi Arte e Cultura: shows descentralizados com Terra das Almofadas, alunos de dança da AJPS, Rap Soul Funk e Samba A

Ocorre no domingo (10), das 13 às 17 horas, no Largo da Feira de Sabaúna.

  • Mogi Arte e Cultura: shows descentralizados com Trupe Festim, Combuca da Judite, Família Andrade, e Pedro e Luiz |

Ocorre no domingo (10), das 13 às 17 horas, no Centro Esportivo de Biritiba Ussú, localizado Rodovia Mogi-Bertioga, número 20.001.

  • Feira Mogi Feita à Mão “Edição de Aniversário”

Ocorre entre segunda-feira (11) e sexta-feira (15), das 9 às 16h30, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, número 360, em frente ao Centro Cultural.

  • Noites de Mistério: Igrejas do Carmo “Edição de Aniversário”

As inscrições para o passeio guiado iniciam a partir das 8 horas de segunda-feira (11), e o grupo sairá na Igreja do Carmo. Os cadastros podem ser efetuados por meio do link https://docs.google.com/forms/d/1AV90wDwAy6qclXK1Q-SgFZ3aWq_AV-VSPjxlGeaGCcQ/closedform