A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura, abriu inscrições para o curso de “Paleografia – Transcrição de Documentos do Século XVII”, no Arquivo Histórico Historiador Isaac Grinberg.
Com o intuito de oferecer aos amantes de história, sociologia e filosofia, o conhecimento de paleografia, que estuda a escrita de documentos manuscritos antigos, a iniciativa será realizada em quatro aulas sempre aos sábados, das 9 às 12 horas, com início no próximo sábado (16).
Interessados (as) podem inscrever-se diretamente no Arquivo Histórico Municipal Historiador Isaac Grinberg, das 8 às 17 horas, apresentando um documento oficial com foto. Ao todo serão disponíveis 12 vagas, nas quais as matrículas poderão ser efetuadas até a próxima sexta-feira (15). Serão quatro encontros, nos dias 16, 23, 30 de setembro e 7 de outubro, sempre ao sábados no período da manhã, das 9 às 12 horas.
A paleografia é o estudo da escrita antiga, que promove a transcrição de textos caligrafados no passado para a linguagem atual, possibilitando o acesso à informação nos antigos manuscritos. A ação permite que os estudantes desenvolvam o conhecimento de estratégias, ferramentas e normas que regem a leitura de documentos manuscritos antigos no Brasil.
O Arquivo Histórico Municipal Historiador Isaac Grinberg está localizado na rua Coronel Souza Franco, número 917, região central de Mogi das Cruzes.
Para mais informações a Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza o telefone (11) 4798-6900, o e-mail [email protected], o site através do link (http://www.cultura.pmmc.com.br/) ou ainda presencialmente na sede da pasta, situada na rua José Bonifácio, número 516, região central. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.



















![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)








