PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Desinformação”, por Luci Bonini

A informação tem consequências reais. Pode ser um salva-vidas quando é verdade. Infelizmente, o oposto também é verdade. Informações falsas podem causar grandes danos. Como um vírus, informações erradas podem se espalhar, causando o que foi chamado de infodemia.

A desinformação que é espalhada, independentemente da intenção de enganar, em inglês, é chamada de misinformation. Vejam que interessante: Nós, seres humanos não somos perfeitos, todos nós podemos cometer erros. Todos nós esquecemos as coisas. Ouvimos mal ou lembramos mal de detalhes. Nós dizemos aos nossos amigos algo que ouvimos na TV ou vimos nas redes sociais que não era verdade. Se você está se espalhando em torno de informações que estão erradas, mas você não sabe que é errado, então você está, bem, tecnicamente, espalhando misinformation.

Por exemplo, digamos que uma festa comece às 20 horas, mas você esquece ou faz mal o convite e diz aos seus amigos que começa às 21 horas, você está fornecendo desinformação. Você involuntariamente espalhou informações falsas por aí; você não quis dizer, ou mesmo poderia ter pensado que a informação era verdadeira. A disseminação deste tipo de engano – a misinformation em inglês – acontece frequentemente em nossas vidas cotidianas e, infelizmente, se espalha na velocidade da luz com a tecnologia.

E a desinformação? O prefixo des – significa negação ou reversão, como por exemplo desfazer, descartar etc.  A desinformação está, é claro, relacionada ao verbo desinformar que significa “dar informações erradas ou enganosas”.

A desinformação, que está conscientemente (intencionalmente) espalhada, traz muitas outras motivações nefastas. Vamos retomar nosso exemplo da festa: se você sabe que uma festa começa às 20 horas, mas diz para uma pessoa de quem você não gosta que essa festa vai começar às 21 horas porque você quer que ela se passe por idiota, você está fornecendo desinformação

Quando você espalha informações erradas sobre um fato ou uma outra pessoa, com a intenção de enganar, é desinformação.

A desinformação é muito poderosa, destrutiva e divide as pessoas e o mundo em geral e é uma ferramenta comum de espionagem. Os países muitas vezes têm interesse em espalhar intencionalmente informações falsas para suas nações rivais para confundir estratégias de guerra.

Nesses tempos sombrios em que vivemos, muitas pessoas que se acham privilegiados em obter informações podem estar caindo nessa cilada.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)