43 novos guardas civis municipais começam a trabalhar nas ruas de Suzano nesta segunda-feira (29)

A cidade de Suzano celebrou a formação de 43 novos agentes para a Guarda Civil Municipal (GCM), compreendendo 32 homens e 11 mulheres.
Estes novos agentes, selecionados por meio de Concurso Público realizado em 2022, passarão a integrar as forças de patrulhamento ostensivo e preventivo da cidade a partir desta segunda-feira (29).

A cerimônia de formatura ocorreu neste sábado (27), no teatro Doutor Armando de Ré, localizado na região central do município. Durante aproximadamente seis meses, os novos guardas municipais passaram por um curso de formação intensivo, abrangendo tanto aspectos teóricos quanto práticos relacionados à segurança pública, preparando-os para atuar de maneira eficiente na corporação.

Além dos novos agentes da GCM de Suzano, outros três profissionais de Ribeirão Pires também foram formados na mesma ocasião. A cerimônia, presidida pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pelo secretário de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo, contou com a presença de diversas autoridades, familiares dos formandos e um juramento dos novos agentes em proteção à cidade.

Os novos guardas municipais já tiveram a oportunidade de contribuir com a segurança local durante a “Operação Natal Seguro”, que ocorreu entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Eles atuaram em várias regiões da cidade, incluindo o centro, bairros como Jardim Dona Benta e Miguel Badra, e nas proximidades do centro comercial de Palmeiras.

Os 43 novos agentes estão aptos a servir em diversas divisões da GCM de Suzano, incluindo o Canil, a Patrulha Maria da Penha, o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), entre outros.

Com a adição desses novos agentes, a GCM de Suzano alcança um total de 219 profissionais, marcando um aumento de 56% em seu efetivo desde 2017. No início da gestão atual, a cidade contava com 141 profissionais na GCM.