Suzano dá início à campanha de vacinação contra dengue; Em evento nesta terça (20), cinco crianças foram vacinadas

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à campanha de vacinação contra a dengue na cidade. Neste primeiro momento, o público-alvo será crianças de 10 e 11 anos.
O pontapé inicial da campanha foi dado em cerimônia no Cineteatro Wilma Bentivegna, na região central, nesta terça-feira (20), onde cinco crianças voluntárias já foram vacinadas (veja um vídeo, abaixo).

As vacinas estarão disponíveis em todas as 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, até sexta-feira (23), das 8 às 16 horas. É a primeira vez que uma vacina contra a dengue é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o Brasil o primeiro país que disponibiliza o imunizante pelo sistema público.

Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas de um responsável, que deverá apresentar documento pessoal, comprovante de residência de Suzano, cartão do SUS e caderneta de vacinação, se tiver. Vale ressaltar que a imunização depende de duas doses, com um intervalo de 90 dias entre uma e outra.

É importante que as meninas de 11 anos informem a data da última menstruação, caso já tenham passado pela menarca (primeira menstruação). A campanha estabelece alguns critérios para a vacinação: os candidatos não devem ter sido infectados pela dengue nos últimos seis meses, não apresentar sintomas de febre nas 24 horas anteriores à vacinação, não serem imunodeprimidos sem tratamento para HIV, não estarem em tratamento quimioterápico ou utilizando medicamentos imunobiológicos.

Em sua fala, o diretor médico da Secretaria Municipal de Saúde, doutor Diego Ferreira, destacou que a imunização é parte de um plano de combate à doença.
“A gente tem desenhado um plano. Montamos um Comitê de Enfrentamento à Dengue, com muitas pessoas da própria secretaria de Saúde para realizarmos o planejamento. Após o decreto de emergência, tem a chance de uma verba federal vir para nos ajudar nesse enfrentamento e o Comitê vai gerenciar essa verba para vermos onde podemos investir. A vacina é algo importante, mas o mais importante é todo mundo fazer a sua parte no combate à dengue”, destacou.

O secretário de Saúde, Pedro Ishi, expressou expectativas sobre a resposta dos suzanenses à vacinação.
“Tivemos o anúncio do estado de emergência quanto à doença há alguns dias e agora entramos na fase da vacinação. Foram liberadas as vacinas para as crianças de 10 a 11 anos e tenho certeza que a população de Suzano vai dar exemplo, como foi na vacinação contra a Covid-19, e teremos uma imunização em peso”, afirmou.

Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi disse que, a exemplo do que ocorreu na pandemia do coronavírus (Covid-19), Suzano será uma referência na vacinação contra a dengue.
“Na época mais aguda da Covid-19 promovemos um excelente trabalho de imunização em nossa população, inclusive com a virada da vacina, em agosto de 2022, quando aplicamos mais de 18 mil doses. Tenho certeza de que, com o apoio da nossa população, vamos realizar mais uma grande mobilização em prol da saúde dos nossos moradores”, disse.

Veja uma reportagem da cerimônia, abaixo.