PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

UPA do Jardim Revista e PA de Palmeiras, em Suzano, agora contam com serviço de teleconsulta cardiológica

A Prefeitura de Suzano, em uma ação coordenada pela Secretaria de Saúde, introduziu um serviço de teleconsultoria cardiológica nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas André de Abreu, localizada no Jardim Revista, e no Pronto Atendimento (PA) Antonio Tanoeiro, no Distrito de Palmeiras.
Esta iniciativa utiliza a tecnologia para permitir a realização e análise de exames de eletrocardiograma em tempo real por especialistas do Hospital do Coração (HCor) em São Paulo, prometendo emissão de laudos e orientações em até dez minutos.

O sistema de teleconsultoria foi testado na UPA André de Abreu e no PA Antonio Tanoeiro já no mês passado, pela Rede de Urgência e Emergência (RUE), registrando um total de 565 atendimentos, sendo 455 na UPA e 110 no PA. Este novo serviço visa elevar a qualidade e a segurança no atendimento a pacientes com emergências cardiovasculares, oferecendo respostas rápidas e diagnósticos mais precisos.

Equipes médicas e de enfermagem das unidades envolvidas foram capacitadas para o uso eficiente do sistema, que inclui um notebook com software especial para a realização de eletrocardiogramas (ECG), conectando-se diretamente com a equipe médica do HCor.
Além disso, a operação conta com o suporte técnico das empresas Atrys e Tecmobile.

Este avanço é parte do projeto Boas Práticas Cardiológicas, integrado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma colaboração entre o Ministério da Saúde, o HCor e outras instituições de saúde.
O objetivo é aprimorar o atendimento a pacientes com doenças cardiovasculares em todo o país, seguindo diretrizes assistenciais para o manejo clínico de urgências cardiovasculares, garantindo a excelência no serviço prestado em hospitais e unidades de pronto atendimento.