PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista será inaugurada em Mogi das Cruzes, neste sábado (27)

Neste sábado (27), a cidade de Mogi das Cruzes realizará a solenidade de inauguração da Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Professora Neuraide Rezende da Silva Fujita.
Localizada no Jardim Rodeio, ao lado da unidade da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e próxima à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro, este novo equipamento é um avanço significativo para o atendimento especializado a autistas na região do Alto Tietê e em todo o país. A cerimônia terá início às 10 horas.

Gerenciada pela Secretaria de Educação e uma Organização da Sociedade Civil (OSC), a escola surge em resposta à crescente demanda por serviços especializados para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estima-se que a instituição realizará cerca de 1,3 mil atendimentos mensais para crianças, jovens e adultos com TEA de Mogi das Cruzes.
Este é o sexto centro desse tipo implantado no Brasil.

O acesso aos serviços da escola é prioritário para pacientes com TEA residentes no município, especialmente aqueles matriculados em escolas municipais ou em creches com gestão municipal, abrangendo desde a educação infantil até o ensino fundamental I e II, bem como aqueles acompanhados pelas salas de recursos de escolas polos e da Escola Municipal de Educação Especial (EMESP).

A estrutura do novo centro foi cuidadosamente planejada para oferecer um ambiente acolhedor e funcional. Conta com instalações modernas e adaptadas, incluindo duas salas de Terapia Ocupacional, duas de Fisioterapia, quatro de Psicologia, sete de Fonoaudiologia, três para recursos/supervisão, cinco consultórios médicos (neurologistas e psiquiatras), além de espaços para enfermagem, treinamento parental, vivências, e uma sala multidisciplinar.
A escola também possui áreas dedicadas à educação especial personalizada e a uma sala disciplinar equipada com tecnologia de ponta para tratar transtornos de neurodesenvolvimento e aprendizagem.