PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Delegação de Suzano busca apoio federal em Brasília para projetos de saneamento e saúde

Uma comitiva de secretários municipais de Suzano esteve em Brasília na última quinta-feira (25) para uma série de reuniões com representantes de diversas Secretarias Nacionais. Os encontros tiveram como objetivo principal a captação de recursos federais para impulsionar investimentos em saneamento e saúde na cidade.

Os secretários municipais de Governo, Alex Santos, e de Saúde, Diego Ferreira, lideraram a delegação que iniciou o dia com uma reunião no Ministério das Cidades. Lá, eles encontraram-se com Rogério Marques, assessor do Departamento de Regularização da Secretaria Nacional de Periferias.
A pauta principal foi a busca por avanços em projetos de habitação social e regularização fundiária para Suzano.

Posteriormente, o grupo dirigiu-se à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, onde foram recebidos pelo titular Leonardo Picciani. Alex Santos discutiu a ampliação dos serviços de saneamento básico, destacando o desejo de reforçar ainda mais a estrutura que já posiciona Suzano entre os melhores em saneamento do país e da região do Alto Tietê.

Na área da saúde, a equipe de Suzano se reuniu com Tom Falcão, diretor na sede da Secretaria Nacional de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Eles debateram a ampliação do número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visando expandir a cobertura das Unidades de Saúde da Família (USF’s) no município.
A proposta é aumentar as equipes de ACS de 27 para 38 grupos, necessitando para isso de recursos federais para os custos adicionais.

Além destas reuniões, a delegação também visitou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), onde discutiram com o representante André Bonifácio sobre a atualização dos valores dos procedimentos de Média e Alta Complexidades Ambulatorial e Hospitalar (MAC). O secretário Diego Ferreira ressaltou a importância dessa atualização, que não ocorre desde 2013, para melhor refletir as necessidades de Suzano e garantir serviços de saúde de qualidade, com potencial para aumentar o número de especialistas contratados.