O vereador suzanense Marcel Silva, o Marcel da ONG, homenageou com uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Suzano o policial penal Thiago Bojczuk Lellis Costa, que foi responsável por impedir um assalto na região central de Suzano, em outubro de 2023.
A honraria foi aprovada por unanimidade e foi entregue ao agente nesta segunda-feira (22), na sede do Grupo Hoje de Comunicação, localizada na área central da cidade.
Tudo aconteceu no dia 24 de outubro de 2023. Thiago estava descendo a rua General Francisco Glicério quando viu uma mulher em uma motocicleta sendo abordada por dois criminosos. Em resposta rápida, ele disparou contra os assaltantes.
“Eu estava descendo a Glicério, próximo ao Comercial Esperança, quando percebi uma moça na motocicleta, com uma segunda motocicleta fechando ela e outra motocicleta atrás com dois indivíduos. Um deles desembarcou e deu para ver que ele estava armado e o outro ficava com a mão na cintura e olhando o tempo todo para os lados”, contou.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Acidente prejudica o trânsito em via importante de Suzano, nesta terça (19)
Ele conta que ficou observando se a abordagem era possível e se era a opção mais viável a se tomar naquele momento. “Queremos restituir o bem da vítima, mas o mais importante é preservar a sua vida”, continuou.
No momento em que os bandidos tomaram a moto, a vítima correu.
“Vi aí uma janela de oportunidade e fiz a abordagem, me identifiquei e disse para que eles largassem as armas e deitassem no chão. Foi quando um deles se virou para mim e tentou sacar a arma. Foi então que eu disparei duas vezes contra eles. Dois deles fugiram e o terceiro suspeito foi detido no local”, disse.
Thiago é policial penal há dois anos e meio, mas anteriormente atuava como policial militar.
“Eu sempre gostei da área de segurança pública, sempre admirei a polícia e as demais polícias, sempre gostei de cuidar dos outros”, disse.
Sua atuação hoje como policial penal é diferente de como costumava ser e até mesmo como foi esta abordagem em meio ao ato criminoso.
“Sou formado em Direito e tenho especialidade em Ciências Criminais. A Polícia Penal trabalha na educação penal, na reeducação dos apenados, as movimentações externas, as custódias, movimentação interna, tudo isso é responsabilidade do policial penal. É um trabalho interno com a função principal de execução de pena. Se um apenado precisar sair, seja por questões de saúde ou familiar, aí entra a minha categoria, fazendo a movimentação externa, inclusive em outros estados”, explicou.
Thiago agradeceu a atitude do vereador Marcel e disse que o reconhecimento valoriza a categoria policial.
“É muito importante essa atitude do vereador e nos traz muito prestígio, porque o policial na sociedade é visto, não mais como um parceiro da sociedade, os valores foram invertidos. E quando recebemos uma homenagem traz à sociedade uma consciência da função real da polícia que é a segurança pública. Fico muito contente, muito feliz e espero que outros vereadores e políticos possam fazer também esses reconhecimentos para a categoria policial”, destacou.
O vereador Marcel destacou que a homenagem é mais que merecida por alguém que arriscou a vida para proteger uma vida de Suzano.
“Nós temos que valorizar os profissionais da polícia, que arriscam suas vidas por nós, porque ele poderia tanto acertar o bandido, quanto ser acertado por eles. Ele está entregando a vida para proteger a população. E o Thiago teve seu instinto policial apurado e fez até mais do que o seu trabalho exige. Foi muito humano”, afirmou.
O parlamentar também ressaltou que é necessário depositar mais confiança nas forças policiais.
“Temos que confiar mais e depositar mais confiança em nossos policiais. Temos um grande problema com o efetivo policial. Precisamos de mais investimento do Governo do Estado, dando estrutura, treinamento, armamento, para ajudar o município. Suzano está sendo mirada por bandidos até de outras cidades, então continuamos com dificuldades de efetivo para criar maior sensação de segurança”, destacou.
Por fim, Marcel agradeceu Thiago pelo serviço prestado.
“Quero agradecer ao policial por esse ato heroico. Teve a atitude policial, impedindo o roubo, protegendo a vida da moça. Que tenha mais policiais como ele”, finalizou.