PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Pesquisadoras de universidade de Mogi das Cruzes têm projeto selecionado para o Programa Futura Cientistas

Cinco professoras pesquisadoras da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) tiveram seu projeto de pesquisa escolhido para participar do Programa Futura Cientistas, que terá início em janeiro de 2025. O projeto, a ser desenvolvido no Laboratório de Genômica do núcleo integrado de Biotecnologia da UMC, contará com a participação de alunas aprovadas no programa, que estão no 2º ano do ensino médio, e professoras da Rede Pública Estadual de Ensino.

O Programa Futura Cientistas é uma iniciativa do governo federal, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), visando promover a equidade de gênero nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. De acordo com dados da UNESCO, apenas 31% das vagas nestes campos são ocupadas por mulheres no Brasil, e o programa busca elevar essa participação feminina.

A etapa de imersão científica do projeto na UMC ocorrerá de 6 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025, proporcionando uma experiência prática em laboratórios para as alunas e professoras participantes. O Futuras Cientistas é dividido em quatro etapas: imersão científica, mentoria, banca de estudos para o ENEM, e estágio supervisionado.
As outras etapas serão realizadas de forma remota, coordenadas pelo MCTI.

Em 10 anos de existência, o Futuras Cientistas tem impactado a vida das participantes, com 70% delas sendo aprovadas em vestibulares, e 80% dessas optando por cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia. Nesta edição, o programa oferece 470 vagas para alunas e professoras de redes públicas em todo o Brasil, com 90 projetos sendo desenvolvidos em centros de pesquisa e instituições científicas parceiras.
Em São Paulo, 45 vagas estão distribuídas entre as cidades de Campinas, Guarujá, Mogi das Cruzes, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo, com a UMC disponibilizando cinco vagas.

As inscrições para o programa estão abertas até 30 de agosto e podem ser realizadas no site do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) através do link https://www.gov.br/cetene/pt-br.