O que é exatamente um holograma? Um holograma é uma estrutura física que difrata a luz em uma imagem. O termo ‘holograma’ pode se referir tanto ao material codificado quanto à imagem resultante. A palavra vem do grego: Holo (holos), todo e grámma: desenho, imagem.
Você já deve ter visto um holograma em cartões de crédito, carteiras de motorista, carteiras de identidade ou outros documentos que precisam salvaguardar dados com fidelidade, ou ainda aqueles selinhos brilhantes em certas embalagens como de smartphones e outras mercadorias a fim de garantir a originalidade dos produtos.
Últimas Notícias
Quando mexemos nessas imagens podemos ver mudanças nas cores e formas, mesmo assim, parecem apenas imagens brilhantes. Atualmente existem hologramas em grande escala, iluminados com lasers ou exibidos em uma sala escura com iluminação cuidadosamente direcionada, são incríveis. São superfícies bidimensionais que mostram imagens tridimensionais absolutamente precisas de objetos reais. Nem é preciso usar óculos especiais para ver as imagens em 3D.
Se você olhar para esses hologramas de ângulos diferentes, verá objetos de diferentes perspectivas, assim como faria se estivesse olhando para um objeto real. Alguns hologramas até parecem se mover à medida passamos por eles e os olhamos para eles de diferentes ângulos. Outros mudam de cor ou incluem visualizações de objetos completamente diferentes, dependendo de como se olha para eles.
Os hologramas também têm outras características surpreendentes. Se você cortar um ao meio, cada metade contém a imagem inteira de toda a imagem holográfica. Se se cortar um pequeno pedaço — mesmo um pequeno fragmento ainda conterá toda a imagem.
A tecnologia do holograma vem avançando tanto que atualmente existem as holoboxes. São o que eles chamam de caixas de teletransporte.
Isso mesmo, T-E-L-E-T-R-A-N-S-P-O-R-T-E. Em algumas empresas, hospitais, multinacionais, centros de pesquisa, essas cabines estão sendo disponibilizadas em diferentes locais a fim de que, quem está em outro lugar, seja projetado nessa cabine a fim de participar de conferências, reuniões, assistir a cirurgias ou outras atividades que necessitam da presença de especialistas.
Para quem imaginava que teletransporte era só em filme de ficção científica, essa ficção já chegou até nós.
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).